Amor e Sexo

Consultório Maria: «Nem vivo a gravidez em pleno»

6 Novembro, 2017

O consultório da Revista Maria relata casos reais e responde a perguntas dos nossos leitores, com a ajuda do psicólogo sexólogo clínico Fernando Mesquita.

«Toda a minha vida ouvi dizer que a minha mãe para me ter teve alguns problemas no parto. Estou grávida e sinto um certo medo se me poderá acontecer o mesmo. Com este receio todo sinto que nem vivo a minha gravidez em pleno. Será que é melhor consultar um psicólogo?» J.V. Cascais

Segundo diversas pesquisas, uma em cada cinco mulheres apresenta receio de dores no parto, como um dos seus principais medos durante a gravidez.

O psicólogo aconselha: Apesar de não ser muito falado, na realidade, o medo que refere é mais comum do que se pensa. Se achar que os métodos de controlo da respiração e outras técnicas de relaxamento não serão suficientes, não pense duas vezes em pedir ajuda ao seu médico. Existem analgésicos eficazes e não deverá sentir-se culpada se pedir que lhe sejam administrados. Entretanto, não permita que estes medos se desenvolvam e que a impeçam de desfrutar deste período único e tão importante. Recorde que, depois de tudo, normalmente, o relato das mães é de um esquecimento dos momentos difíceis, pois a alegria de ter um bebé é muito maior do que qualquer desconforto momentâneo.

Esta secção é para si e para a sua companheira. Escreva-nos para Revista Maria, Apartado 80, 2711-997 Sintra ou para o e-mail: maria@impala.pt. O psicólogo sexólogo clínico Fernando Mesquita responde.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0