Promoções, talões de desconto, descontos diretos ou em cartão. A oferta de produtos a preços de saldo é muita. Mas precisa de ter bastante atenção na hora de escolher aquilo que leva para casa. Acima de tudo, analisar bem as ditas promoções que, às vezes, levam ao engano. E lhe levam, também, o dinheiro da carteira.
Um dos melhores truques de poupança é, talvez, o menos aplicado ou conhecido do público. E passa por ver com atenção o preço por quilo e o preço por litro de produtos como o champô, detergente da roupa ou azeite.
Muita atenção ao preço por quilo e litro
Tem de comparar bem os produtos, pois as embalagens podem parecer semelhantes, mas, na verdade, têm diferentes pesos e preços. Ou seja, antes de escolher logo a embalagem mais barata, que está em promoção, veja bem se essa terá a maior quantidade.
O exemplo
Vamos dar-lhe alguns exemplos para perceber melhor. Imagine dois champôs. Um de marca X, em promoção a 2,49 euros. Outro, de marca Y a 2,99 euros. O normal é agarrar-se logo ao primeiro, por ser o mais barato. Contudo, o X só tem 300ml, enquanto que o Y tem 400ml. O primeiro tem um preço de 8,30 euros por litro, enquanto o segundo tem o preço de 7,47 euros por litro. E neste caso, o que lhe fica mais barato é comprar o produto Y, aquele que não está em promoção.
Outro exemplo flagrante é o do queijo. Muitas vezes, sai mais barato ir para a fila da charcutaria e pedir as gramas que quer, do que levar o que já está embalado em promoção. Regra geral, o preço por quilo na charcutaria é menor. Além de ser mais ecológico, pois o produto não vem dentro de uma embalagem de plástico.
Veja, em baixo, estes exemplos. O champô Nivea, apesar de estar com o preço mais baixo, não é aquele que lhe sai mais barato, pois tem um preço por litro mais elevado e traz menos quantidade. Neste caso, o champô Syoss, apesar de, aparentemente, estar mais caro, é o que fica mais barato. Veja e comprove.
Texto: Inês Neves | Fotos: D.R.
Siga a Revista Maria no Instagram