Notícias em Destaque

Diabetes: Tudo sobre a diabetes gestacional

14 Novembro, 2017

A diabetes é um problema de saúde em constante crescimento em Portugal e no Mundo.

Gravidez na Mulher com Diabetes

Qualquer gravidez com diabetes é considerada uma gravidez de risco. As mulheres diabéticas devem, por isso estarem informadas sobre os controlos que devem fazer antes, durante e após a gravidez, de forma a evitar quaisquer complicações. Infelizmente, ainda há uma necessidade urgente de esclarecimentos nesta área.

Riscos da Gravidez com Diabetes

Durante a gravidez, a mulher apresenta uma maior necessidade de insulina do que o normal. Durante o primeiro terço da gravidez, a necessidade de insulina pode dobrar e pouco depois do nascimento os valores são frequentemente inferiores aos anteriores da gravidez. Com o início da produção de leite, o requisito de insulina cai até 25%. Se essas flutuações não forem monitoradas continuamente, há uma situação de perigo para mãe e filho.

As mulheres com diabetes tipo 1, em particular, correm o risco de sofrer hipoglicemia grave, o que pode causar complicações como partos prematuros ou malformações fetais. É natural para estas mulheres, terem mais injeções de insulina neste período.

Complicações possíveis de gravidez com diabetes:

  • Mãe – Depressão pós-natal, desenvolvimento de diabetes tipo 2, pre-eclampsia e infecções do trato urinário
  • Feto – Recém-nascido ou natimorto, malformações, doenças renais

Diabetes Gestacional (diabetes na gravidez)

Devido à influência hormonal da gravidez na produção de insulina do corpo, a chamada diabetes de gravidez ou diabetes gestacional ocorre em grande número de mulheres durante a gravidez. Este tipo de diabetes é ocorre durante o terceiro trimestre, entre as 24 e 28 semanas, desaparecendo normalmente depois do nascimento do bébé.

A diabetes gestacional foi diagnosticada em todo o mundo em cerca de 9% de todas as gravidezes, mas a Federação Internacional de Diabetes considera que este número pode atingir os 16,2%, se forem incluídos casos não conhecidos.

Em Portugal, esse número é menor menor. Entre as mulheres que utilizaram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2015, foram detetados 4847 casos de diabetes gestacional. Verifica-se que a prevalência da diabetes gestacional aumenta com a idade das parturientes, atingindo os 16,5% nas mulheres com idade superior a 40 anos.

Diabetes gestacional Portugal e Brasil

As causas da diabetes gestacional são excesso de peso, uma dieta desequilibrada, falta de exercício ou predisposição hereditária. Normalmente, a doença permanece sem sintomas, mas podem ocorrer sintomas conhecidos de diabetes mellitus, sendo que metade de todas as mulheres afetadas desenvolvem diabetes tipo 2 nos primeiros 10 anos após o nascimento.

É extremamente importante que as mulheres diabéticas tenham em consideração a sua doença, independentemente do tipo de diabetes, quando planeiam uma gravidez. A escolha e aconselhamento de um centro ou professional de saúde que as possam acompanhar da melhor forma é essencial para prevenir complicações.

A mulher e os médicos devem, durante a gravidez, prestar atenção ao facto de que o corpo é fornecido com ácido fólico e iodo adequado através de suplementos.

Veja mais notícias em destaque:

Inês Simões

Inês Simões fala sobre envolvimento sexual em «Biggest Deal»

O drama do casal português detido em Díli e que fugiu para a Austrália

David Carreira sofre acidente de viação e é hospitalizado

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0