Destaques

Guia para evitar uma DEPRESSÃO… depois das férias!

18 Setembro, 2017

A ideia de regressar ao trabalho pode gerar um humor melancólico e até algum stress. O segredo para ultrapassá-los está em estratégias simples e relaxantes.

Está deitada na espreguiçadeira da varanda do hotel a observar o mar. Mas o pensamento já a transportou para o inevitável trânsito a caminho do trabalho e a pilha de documentos à sua espera na secretária, na próxima segunda-feira?

É perfeitamente normal, contando que o estado de inquietação que esteja a sentir seja ligeiro. As pausas prolongadas desprogramam o cérebro e voltar a discipliná-lo nem sempre é fácil, nem tão imediato quanto o desejável. Há quem realmente sofra de forma intensa por ter de deixar os chinelos de lado e desenvolva a designada síndrome pós-férias. Por entre os sintomas identificados e a merecer especial atenção estão mudanças de
humor, insónias, perda de apetite, estados nervosos ou de ansiedade, cansaço e até mesmo dores de cabeça, tensão ao nível muscular e vómitos. Na verdade, o regresso ao trabalho no fim de um período de descanso não é tarefa fácil. Siga estas dicas para conseguir adaptar-se da melhor maneira e sentir-se como se ainda estivesse a relaxar num paraíso.

✹ Organize-se antes de começar

Se já entrou na última semana de férias, e está a passá-las fora de casa, evite regressar apenas no dia anterior a retomar o trabalho. Isto para que a mudança não seja tão violenta. Reserve um a dois dias antes das férias terminarem para organizar a casa. Desta forma, evitará correrias no próprio
dia e iniciará o novo ano laboral de forma mais serena.

✹ Procure recuperar “sonos perdidos”

Em tempo de férias, as rotinas de sono alteram-se consideravelmente e essa será uma das coisas que mais irão custar recuperar ao regressar ao trabalho. Assim, antes de regressar ao trabalho, tente deitar-se e levantar-se mais cedo.

✹ Volte a estabelecer rotinas

No regresso à labuta, tente voltar progressivamente à vida normal, evitando grandes esforços logo nos primeiros dias ou levar trabalho para casa. Retomar horários exige adaptação, por isso é tão importante a preparação uns dias antes do regresso.

✹ Evite saudosismos

Sim, as férias foram ótimas, mas o retorno ao trabalho é uma outra etapa. Porque não pensar em gerir melhor os seus fins de semana ou dias de descanso com aquilo que mais gosta de fazer para compensar o esforço no trabalho?

✹ Trace objetivos

Em vez de aguardar pelo primeiro dia de janeiro para iniciar uma lista de coisas, porque não fazê-lo antecipadamente e em simultâneo com o regresso ao trabalho? Procure incluir atividades de que goste e que a entusiasmem na sua agenda semanal. Seja inscrever- se no ginásio, iniciar uma formação há muito desejada ou alterar algumas coisas no escritório irá contribuir para ficar mais animada.

✹ Trace objetivos

Em vez de aguardar pelo primeiro dia de janeiro para iniciar uma lista de coisas, porque não fazê-lo antecipadamente e em simultâneo com o regresso ao trabalho? Procure incluir atividades de que goste e que a entusiasmem na sua agenda semanal. Seja inscrever-se no ginásio, iniciar uma formação há muito desejada ou alterar algumas coisas no escritório irá contribuir para ficar mais animada.

✹ Faça uso da energia ganha nas férias

Geralmente, quando regressamos de férias, vimos com energia redobrada, que podemos canalizar para novos desafios e dar asas à criatividade.
Podemos, por exemplo, focar essa energia na proposta de novas ideias para a empresa ou para o lançamento de novos projetos.

✹ Como iniciar o primeiro dia de trabalho

Prepare-se com antecedência. Levante-se um pouco mais cedo, tenha pensamentos positivos, coma algo que goste muito ao pequeno-almoço e concentre-se nas coisas boas que o seu trabalho lhe proporciona.

✹ Agende as próximas férias

Parece-lhe estranho? Pois bem, parece estar mais do que provado que quando regressa de férias, se tiver as próximas marcadas, tudo parece mais simples e faz com que não custe tanto o regresso à rotina laboral.

 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0