Notícias em Destaque

O fim da novela que foi o início da história entre a Globo e Portugal

15 Novembro, 2017

A sociedade portuguesa nunca mais foi a mesma depois de ‘Gabriela’. Nos últimos 40 anos já foram exibidas perto de 200 novelas da Globo em Portugal

Existe um antes e um depois de «Gabriela».

A primeira novela exibida em Portugal provocou mudanças profundas na vida e nos hábitos dos portugueses no final da década de 1970 e que ainda hoje permanecem. Há precisamente quarenta anos, no dia 16 de novembro de 1977, era exibido, na RTP, o último episódio  da trama protagonizada por Sônia Braga e Armando Bogus. Não foi o fim, mas sim o início.

«Há 40 anos terminava uma novela e começava uma história. A história da Globo com Portugal. Desde então, todos os dias as novelas da Globo são exibidas em Portugal», realça Ricardo Pereira, diretor da Globo em Portugal.

Nas últimas quatro décadas, já foram exibidas, em Portugal, perto de 200 novelas produzidas pela Globo: 127 na SIC, 45 na RTP e 17 inéditas na Globo. Atualmente, os espectadores podem assistir a produções da Globo como ‘A Força do Querer’, exibida pela SIC, ‘Tempo de Amar’, ‘Pega Pega’ e ‘Rock Story’, novelas inéditas e recém-estreadas na Globo, e ainda às reposições de histórias de grande êxito em Portugal como ‘A Favorita’ e ‘Mulheres de Areia’, também exibidas na Globo. Um sinal de que a história que começou há 40 anos continua a ser escrita nos dias de hoje.

A popularidade de ‘Gabriela’ em 1977 não foi um caso isolado. A novela inspirada na obra de Jorge Amado arrebatou o coração dos portugueses de uma forma nunca antes vista e, ao mesmo tempo, fez nascer em Portugal o fascínio pelo formato telenovela. Uma paixão que permanece até hoje e que faz com que a telenovela seja um dos produtos mais consumidos da televisão portuguesa.

Há quarenta anos, Portugal ficava ‘órfão’ de ‘Gabriela’, mas, ano após ano, apaixonava-se novamente por ‘Roque Santeiro’, ‘Tieta’, pelo ‘Salvador da Pátria’, pela ‘Rainha da Sucata’, pelos ‘Irmãos Coragem’ ou pelo ‘Rei do Gado’. Desde 16 de novembro de 1977, sempre que uma história termina, começa outra. Ou outras. As histórias mudam, mas existe uma que continua igual e que começou precisamente com ‘Gabriela’. A história da Globo com Portugal.

Leia mais notícias em destaque:

O drama do casal português detido em Timor que fugiu para a Austrália

Georgina Rodriguez e a recém-nascida Alana já estão em casa

David Carreira

Acidente de David Carreira recorda maldição dos «Morangos com Açúcar»

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0