Amor e Sexo

Como sobreviver a uma traição? É possível dar a volta por cima

3 Julho, 2020

Traição. Muitas de nós já passou por uma traição na relação. A partir daqui há duas saídas, ou termina-se tudo ou tenta-se resolver a delicada questão.

Traição é uma palavra forte. Por mais que sinta que a sua vida foi virada do avesso, e que não vai conseguir aguentar o desgosto tal foi o murro no estômago, depois de descobrir que o seu companheiro a traiu, é possível que a relação sobreviva a uma infidelidade.

Mas não lhe vamos mentir, recuperar deste tipo de acontecimento envolve um processo doloroso e de muito empenho por parte dos dois envolvidos. Para isso, é imperativo que ambos pretendam a reconciliação e recuperar a confiança de outrora.

Leia ainda: A característica de cada signo que poderá levar à traição!

O primeiro passo terá que ser dado pela pessoa que traiu e terminar de imediato a relação extraconjugal que mantinha. Depois, que esteja disposta a ser honesta e responder às questões que o outro tem para fazer. Isso, e fazerem um esforço para comunicarem, ouvindo e exprimindo o que verdadeiramente sentem, iniciando as frases com palavras como “Eu senti” ou “eu sinto”. Sentimentos de raiva e pensamentos de vingança são proibidos neste caminho a dois que se prevê longo e doloroso.

Devem estar, sim, empenhados em sarar aquela ferida aberta. De seguida, apresentamos algumas dicas, quer para a pessoa que traiu, como para o/a traído/a, sobre como deve se comportar perante uma infidelidade.

Leia ainda: Cristina Ferreira sobre traição dos homens: «[As mulheres] descobrem porque eles são todos parvos»

Conselhos para quem traiu

Terá que saber lidar com os sentimentos e questões do seu parceiro e se está na disposição de suportar o tempo que demorará a que a ferida sare. Em muitos dos casos, este processo de perdoar alguém por uma infidelidade pode demorar anos…

✶ Terminar a relação extraconjugal, já!

Além disso, não podem existir quaisquer contactos com a pessoa com quem mantinha uma relação  extraconjugal. Se for um colega, o melhor é pedir para ir para outro departamento ou mudar de empresa.

✶ Responda a quase todas as questões

Prepare-se para as perguntas do seu cônjuge, que vai certamente querer saber como aconteceu, onde e com quem. Esta é a altura para responder a tudinho. Saiba, desde já, que a partir daqui, terá que saber lidar com as constantes perguntas sobre a sua vida. É como o ditado diz: “Deita-te na cama que fizeste”. Esta é uma das consequências do seu ato e se quer que a pessoa traída volte a ter confiança em si, terá que aguentar. Contudo, é aconselhável não responder a questões de caráter sexual, pois estas não vão certamente contribuir para o sarar da ferida.

✶ Mostrar empatia

Quem traiu deve provar que está mesmo arrependido e mostrar empatia e compreensão para a pessoa traída. Tente colocar-se no lugar do outro. Sentirá vontade de chorar e gritar, por isso esses sentimentos terão que ser aceites. Se nesses momentos de maior dor não tiver nada de bom para dizer, então não diga
nada, oiça apenas.

✶ Dar tempo ao tempo

O perdão não vai chegar nem hoje, nem amanhã, e nem sequer daqui a um mês, muito possivelmente.
É necessário respeitar o tempo que a pessoa traída precisa para se sentir curada.

✶ Pedir desculpas

Quem trai magoa alguém e o mínimo é pedir desculpas. O que nunca poderá acontecer é culpar quem foi traído pela sua infidelidade. Deverá mostrar também arrependimento sincero e remorsos.

Conselhos para a pessoa traída

Vai passar por sentimentos que vão desde a surpresa inicial e desilusão até à raiva. Tudo isto é normal, mas cada um reage de forma diferente às situações.

✶ Perguntar se assim o entender

Provavelmente vai querer saber com quem foi, quando foi, há quanto tempo dura, etc. Porém, há detalhes que não deverão ser revelados, como os pormenores sexuais. Esses só irão provocar mais dor.

✶ Controlar a raiva

É normal ficar furiosa quando descobre a infidelidade. Mas, a longo prazo, e se um dos dois se mantiver demasiado perturbado para manter a conversa, então o melhor é passarem-na para o dia seguinte, onde
estarão mais calmos.

✶ Limitar o tempo da conversa

Depois de se descobrir a infidelidade, não é aconselhável passar várias horas a discutir sobre quem, o quê e quando. Restrinja a conversa, no máximo, a 30 minutos por dia. Não deixe que este assunto se torne numa obsessão.

✶ Prepare-se para as recaídas

Por mais que pareça que as coisas estejam encaminhadas para que corra bem, por vezes, surgem novos pormenores e o ressentimento para com quem traiu emerge. Não volte ao ponto de partida! Mantenha-se focalizada/ o na reconciliação e no presente.

✶ Peça ajuda

A terapia de casal pode ser uma grande ajuda para ajudar o casal a ultrapassar esta etapa. Este até é um
dos melhores caminhos por onde pode optar.

✶ Distraia-se

Ao invés de ficar em casa a lamentar-se, saia com os amigos e aproveite para ter momentos e fazer coisas que lhe dão prazer.

✶ Perdoar quando assim o sentir

Certamente que nunca irá esquecer uma traição, mas perdoar poderá vir a acontecer. No entanto, só o deve fazer quando sentir mesmo que esse sentimento é verdadeiro. E quando sentir que chegou o momento, diga-o em voz alta: “Eu perdoo-te!”.

Uma segunda lua-de-mel

Se conseguiu passar a pior fase depois de se ter descoberto a traição e chegou ao perdão, porque não uma segunda lua-de-mel com o seu parceiro? Uns dias longe de tudo e de todos, num local paradisíaco, pode ser o ponto de viragem perfeito para uma nova oportunidade no amor. Este pode sair reforçado e a vida sexual também.

Texto: Raquel Tavares

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 1