Já todos achamos que existem casais que estão a ficar parecidos? Aqueles em que as duas pessoas parecem ser uma só no que a várias parecenças diz respeito. Isto é algo que tende a ser relacionado com pessoas que estão juntas há muito tempo e existe uma explicação científica para isso. Quem o defende é uma especialista em relações.
Leia ainda: Pessoas destes 3 signos vão apaixonar-se até ao final do mês
Nadia Bokody começa por salientar que muitas pessoas tendem a sentir-se atraída por alguém semelhante. “A ciência tem muitas teorias sobre por que isso acontece. Mas uma das explicações mais populares é um fenómeno chamado ‘efeito de familiaridade’. Que se baseia no facto de que tendemos a desenvolver uma preferência por coisas que são familiares para nós”, começa por dizer ao news.com.au. “ Acredita-se que isso ocorre porque quanto mais estamos expostos a algo, como o nosso reflexo, mais fácil e mais agradável se torna para o nosso cérebro processá-lo”, acrescenta.
“É uma ocorrência surpreendentemente comum”
Ainda assim, esta não é a única razão pela qual existem casais com a mesma aparência. É que, com o passar dos anos, os maneirismos acabam por ser percebidos de forma automática. E, de forma subconsciente, poderá inspirar-se no estilo, interesses e expressões da outra pessoa. “É uma ocorrência surpreendentemente comum entre casais que estão juntos há anos e é provavelmente o resultado de algo chamado mimetismo empático. Que acontece quando pessoas que partilham um vínculo forte – e consequentemente experimentam um maior grau de empatia com o outro – espelham as expressões um do outro. Levando-os a desenvolver uma musculatura facial semelhante ao longo do tempo”, termina
Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock
Siga a Revista Maria no Instagram