Amor e Sexo

Diário de Maria: «Não desejo o meu marido e nunca tenho vontade de sexo com ele»

17 Novembro, 2019

mulher unsplash

O consultório da Revista Maria relata casos reais e responde a perguntas dos nossos leitores, com a ajuda da dra. Ana Bárbara Silva.

«Casei e tive três filhos. Com o passar dos anos, fazer amor com o meu marido tornou-se penoso. Não o desejo e nunca tenho vontade… Eu gosto dele, ainda, mas o sexo deixou de fazer sentido. Será um problema hormonal?». Anónima

O que se está a passar consigo acontece com imensos casais que já estão juntos há muito tempo. As rotinas vão tomando conta da relação e, por vezes, deixa de haver tempo de qualidade com o companheiro. Muitas mulheres relatam que as relações sexuais se tornam uma obrigação, em vez de ser um momento prazeroso.

A psicóloga aconselha

A dificuldade que relata poderá resultar de vários fatores. Como falou, poderá ser uma questão da diminuição de libido que pode resultar de medicação que esteja a tomar (por exemplo anticoncecionais) ou de mudanças no corpo, como menopausa. No entanto, também poderá ser porque a relação sexual caiu na rotina. Aconselho-a a consultar um/a ginecologista para descartar a hipótese hormonal que referiu. Para além disto, pode conversar com o seu marido e explicar a situação. Muitas pessoas acreditam que relação sexual é apenas penetração. Mas há uma panóplia de coisas prazerosas que poderão fazer para além da penetração (que muitas mulheres afirmam que não é assim tão satisfatório para elas). Tentem inovar, incluam novas atividades nos vossos momentos íntimos, como por exemplo massagens. Descubra o que lhe dá prazer e partilhe com o seu marido, para que os momentos íntimos sejam prazerosos para os dois. Boa sorte!

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top