Em Diário de Maria, a leitora questionou:
“Tenho 40 anos e sempre sofri por a minha vagina ser muito apertada, algo que o meu marido até adorava. Mas apesar dos tratamentos que já fiz, não melhora. Será que posso fazer uma cirurgia para dilatar esta zona?”
Compreendo que isto é uma situação que causa grande desconforto. As relações sexuais deviam proporcionar prazer e não dor. É importante entender o cerne da questão. Esta tensão nos músculos vaginais pode resultar de vaginismo. Por outro lado, se sente que, durante a penetração, surgem fissuras na entrada do canal vaginal, isto pode ser vulvodinia.
A psicóloga aconselha:
Por vezes, os ginecologistas não diagnosticam corretamente. É importante que procure um profissional que a ajude a encontrar uma solução, alguém que tenha experiência neste tipo de casos. Procurar um/a sexólogo/a para ajudá-la nesta questão. Também existe um procedimento cirúrgico em que é feito um pequeno corte na entrada do canal vaginal para diminuir o desconforto durante a penetração. Informe- se, procure profissionais de confiança e com experiência nesse quesito. Existem várias opções, e o seu caso tem solução!
Leia também:
Diário de Maria: “Sou solteira e gosto mais de me masturbar”
Siga a Revista Maria no Instagram