Diário de Maria

Diário de Maria: «Sinto-me triste com o meu corpo»

9 Maio, 2019

O consultório da Revista Maria relata casos reais e responde a perguntas dos nossos leitores, com a ajuda da dra. Ana Bárbara Silva.

«Aumentei de peso e sinto-me muito triste com o meu corpo. Evito ficar nua à frente do meu namorado ou até fazermos amor à luz do dia. Ele acha que eu só estou a inventar desculpas para não termos relações sexuais.» A. N. – Lisboa

Cara leitora, parece-me que associa o seu valor, autoestima e autoconfiança ao seu corpo. Infelizmente, muitas mulheres fazem isso e, quando o corpo delas sofre alterações ou não é aquilo que idealizam, sentem-se tristes, deprimidas, que não são dignas de amor e afeto. No entanto, é importante compreender que a questão do peso não é algo que deva ser bom ou mau, mas sim uma característica, tal como ter o cabelo preto ou loiro.

A psicóloga aconselha:

Creio que primeiro devia explicar ao seu namorado o que se está a passar. Diga-lhe que está numa fase em que não se sente tão confortável com o seu corpo e que isso afeta os vossos momentos íntimos. Por outro lado, acho que deve começar a trabalhar a compaixão consigo mesma e a autoaceitação.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0