Amor e Sexo

Sexo: O que acontece ao nosso corpo se não tiver um vida sexual ativa

16 Março, 2020

Para além do prazer que o sexo nos dá, uma atividade sexual regular e gratificante também contribui para o nosso bem‑estar físico e mental.

São vários os motivos que levam a que as pessoas deixem de ter relações sexuais, seja por traumas, ou porque terminámos uma relação e não nos sentimos preparadas para seguir em frente, por stress gerado no emprego, problemas familiares, ou até mesmo por uma decisão pessoal que tomámos na nossa vida.

Seja quais forem as razões, a verdade é que, ao deixar de praticar sexo regularmente, o seu corpo (e mente) vai ressentir-se.

Paredes vaginais mais finas

Este é um problema mais comum durante a menopausa. Sem relações sexuais frequentes, as paredes da vagina vão ficando mais finas à medida que envelhecemos. Chama-se a isto atrofia vaginal. É uma condição que provoca dores, pode deixá-la com comichão e até ardor.

Ansiedade e stress

Não é preciso ser um cientista para saber que o sexo acalma os nervos. A razão é simples: durante o ato sexual, é libertada a endorfina, que nos dá a sensação de bem-estar. Esta hormona é responsável por melhorar o humor, diminuindo as tensões do dia-a-dia e reduzindo os efeitos do stress no nosso corpo.

Cancro de próstata

De acordo com vários estudos efetuados, os homens que fazem sexo regularmente reduzem em cerca de 20 por cento o risco de desenvolverem cancro na próstata. Isto porque, durante a ejaculação, o organismo elimina substâncias nocivas.

Antissocial

Já aqui lhe dissemos que o sexo liberta endorfinas, que nos ajudam a manter o bom humor e o desejo de estar com outras pessoas. Portanto, a falta de sexo pode tornar-nos pessoas menos sociáveis.

Coração menos saudável

Sabia que o sexo pode tornar-se uma atividade física ainda mais exigente do que uma aula de ginásio? Isto porque há um aumento do esforço físico e da pressão arterial durante o sexo, tal como quando praticamos desporto, o que é benéfico para o nosso coração!

Dores de cabeça

Para aquelas que costumam dar a desculpa de que não querem fazer sexo porque estão com dor de cabeça, fique a saber que é precisamente o contrário. O sexo é considerado um analgésico natural, pois desencadeia reações químicas no nosso organismo. A explicação é que o sexo estimula a libertação de endorfinas, aliviando a dor.

Insónias

A oxitocina tende a baixar se não fizer sexo. Esta hormona, que relaxa e causa sonolência, é libertada durante o ato sexual. Logo, se não pratica sexo, não liberta oxitocina, o que vai causar noites a «contar carneirinhos».

Mau humor

É a frase cliché, mas a falta de sexo durante longos períodos pode, efetivamente, provocar mau humor. Mas isto não quer dizer que todas as pessoas de mau humor andam sem fazer sexo! O que os especialistas adiantam é que, quando os estímulos sexuais são reprimidos, a tensão não é aliviada, logo a tendência é para que a pessoa se sinta mal-humorada.

Pele e cabelo sem brilho

O suor libertado durante o ato sexual limpa os poros, tornando a pele brilhante e macia. Além disso, o sexo também torna os cabelos saudáveis, pois as mulheres mais ativas sexualmente produzem o dobro de estrogénio, hormona que ajuda a manter a força e a vivacidade dos fios.

Libido reduzida

Sexo puxa sexo! A abstinência prolongada acaba por diminuir a vontade de voltar a fazer sexo.

Quilos a mais

Praticar sexo regularmente não só tonifica os músculos como ajuda a queimar as calorias que ingeriu a mais durante o dia.

Veja também: Guerra à monotonia: 8 tipos de sexo que tem de experimentar… já!
Texto: Redação Maria | Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0