Jogo polémico já fez pelo menos três vítimas em Portugal
A Polícia de Segurança Pública não podia ficar indiferente ao jogo Baleia Azul que continua a colocar em risco a vida de diversas crianças e adolescentes. Através de um comunicado, partilhado na página oficial do Facebook, a PSP explica que os “curadores/moderadores” não ficam impunes e que as autoridades estão munidas de ferramentas para os apanhar. O criador deste jogo perverso já foi preso, inclusive, juntamente com outros “curadores/ moderadores”.
O que pode fazer se o seu filho entrar neste jogo?
Os amigos, pais e professores devem estar especialmente atentos a qualquer um dos 50 sinais dos desafios do jogo da “Baleia Azul”, nomeadamente: “inscrições” nas palmas das mãos, sinais de automutilação (braços, pernas e lábios), interesse súbito por filmes de terror, atividades no meio da madrugada, entre outras.
Se forem levantadas suspeitas, os pais devem dirigir-se imediatamente às autoridades. O passo seguinte é pedir ajuda psicológica especializada em quadros psicopatológicos com acompanhamento clínico.
Conselhos/ dicas da PSP
“Quem joga nunca vencerá, só perde por não conseguir completar as tarefas ou porque comete o suicídio. O curador/ moderador é um criminoso, que se aproveita de quem está emocionalmente frágil, para os fazer jogar um jogo que sabe ser destrutivo e, por isso, não o joga. Não jogue e evite que os outros façam. Informe familiares, professores ou a Polícia e salva uma vida!”, pode ler-se no comunicado da Polícia da Segurança Pública na página oficial do Facebook.
Consequências legais
Em Portugal, qualquer “curador/ moderador” incorre ordem dos crimes mais graves da nossa legislação: “crimes contra a vida”. Em concreto, o crime de “incitamento ou ajuda ao suicídio”, que prevê uma pena de prisão até três anos, se a vítima for adulta e, pelo menos, tentar o suicídio. Caso a vítima seja menor, a prisão pode ir até aos cinco anos.
Veja também: Os alertas que os pais não devem ignorar.
Texto de Bruno Seruca e Sara Savery
Siga a Revista Maria no Instagram