Casa e Culinária

Decorações natalícias: Famílias que fazem a árvore cedo são mais felizes

8 Novembro, 2020

Se espera por dezembro para montar a árvore, deixe-se disso. Um estudo revela que as famílias que fazem decorações natalíciasl mais cedo são bem mais felizes.

Ainda estamos no início de novembro, mas as decorações natalícias já fazem parte da nossa vida, quer seja em centros comerciais, em anúncios de publicidade ou promoções imperdíveis de algumas marcas. Para muitos é estranho, para outros nem tanto. E já há quem monte a árvore de Natal em casa. Sabia que traz muita felicidade começar a preparar as decorações mais cedo?

Se é daquelas pessoas que espera ansiosamente pelo primeiro dia de dezembro para enfeitar e espalhar magia no seu lar doce lar… deixe-se disso. Afinal, podemos decorar a casa quando bem entendermos. E está provado que as pessoas são mais felizes ao fazê-lo.

«Num mundo cheio de stress e ansiedade, as pessoas gostam de fazer coisas que as tornem felizes. As decorações de Natal evocam sentimentos fortes de infância. As decorações são simplesmente uma âncora ou caminho para as emoções mágicas da infância antiga. Então, colocar os enfeites de Natal cedo aumenta a emoção!», afirmou o psicanalista Steve McKeown ao site Unilad.

“Uma maneira de recordar a infância”

Também a psicoterapeuta Amy Morin defende esta ideia, mas explica que é a nostalgia que envolve as pessoas. “O período de férias dá-nos uma sensação de nostalgia que nos ajuda a ligar as pessoas ao seu passado pessoal. Para muitos, colocar as decorações de Natal mais cedo é uma maneira de recordar a infância”, explicou.

Um estudo dos Estados Unidos concluiu que as pessoas que enfeitam a casa mais cedo tornam-se mais sociáveis na época de Natal. “Quando as decorações de Natal estavam montadas, os investigadores atribuíram maior sociabilidade aos moradores não-sociáveis, tornando-se mais abertos com base no julgamento dos outros”, referiu o Journal of Environmental Psychology.

Por isso não perca tempo! Decore a sua casa e dê as boas-vindas à época mais mágica do ano.

Leia mais
Afinal, porque é que decoramos a árvore de Natal? A explicação por detrás da tradição

Texto: Filipa Rosa; Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top