Há cinco anos a Ikea estava na lista de marcas que servia almôndegas de carne de cavalo nos seus restaurantes. Portugal não escapou e esta descoberta fruto de uma inspecção na República Checa.
Desta vez o gigante de mobiliário e decoração sabe exatamente o que está a entrar nas suas cozinhas. Há uns dias vimos uma publicação, nas redes sociais da empresa, que anuncia um novo cachorro vegetariano.
Na publicação, a Ikea sublinha que este cachorro vegetariano é apenas «parte da ambição de incluir mais ingredientes baseados em plantas na comida criada na loja IKEA Malmö, na Suécia.
Mas podemos esperar mais do novo menu da Ikea
A verdade é que a empresa sueca está mesmo a levar longe o ideal de criar receitas sustentáveis e do futuro. No Space10, a cozinha experimental onde a Ikea testa novos pratos, estão a criar fast food de insectos.
Parece um hambúrguer normal e suculento, mas na verdade é composto por 100g de beterraba, 50g de cherovia, 50g de batatas e 50g de bicho-da-farinha. Sim, larvas.
“No Space10 a pesquisa está enraizada num princípio importante: os pratos não devem ser apenas saudáveis ou sustentáveis, também devem ser deliciosos”, escreve a revista domino citando um comunicado oficial a que teve acesso.
«Para mudar a mente das pessoas sobre os alimentos, para inspirá-los a experimentar novos ingredientes, não podemos apenas atrair o intelecto – temos que excitar suas papilas gustativas “, acrescentam.
Não temos, no entanto, a confirmação de que estes hambúrgueres do futuro chegam a terras lusas. As cores apetitosas das fotografias que pode ver na galeria deixam-nos, certamente, indecisos no que pensar.
Fotos: Space10 Kitchen e reprodução instagram
Siga a Revista Maria no Instagram