Conheça os destaques da nova edição da revista Maria que já está nas bancas.
Choque! Saiba quem é a verdadeira Simone
Após saber que Mário (Nuno Homem de Sá) conhece todo o passado de Simone e assim impedir que a vilã seja herdeira da fortuna de Justino, Salomão elabora um plano para atrair o antigo amigo do empresário que está a viver no Brasil, a Portugal. Para tal, tenta fazer com que ele tome conhecimento de que Jaime corre risco de vida. Assim, quando Salomão olha contrariado para Lalá para saber se ele descobriu alguma coisa de Manuel, dizendo que o homem pode estar morto naquela altura, Mário entra disparado para saber do irmão. Lalá reconhece-o, percebendo o que se está a passar. Mário diz assertivo ao advogado que não veio para o rever, mas sim para ver como está Jaime. A filha de Lola aproveita o momento para contar ser mulher de Jaime, abraçando Mário, que fica surpreso. Jaime assevera-lhe estar muito feliz com a novidade de ele não ter morrido, apesar das mentiras que o rodeiam. Todos lhe garantem que não o querem prejudicar, apenas pretendem saber a verdade sobre Simone. E é uma verdade horrível que Mário conta a todos. Para saber pormenores leia a Maria já em banca.
Miguel aparece na festa de António recuperado!
Começa assim a segunda temporada de A Promessa: Após cinco meses longe do palacete, Miguel surpreende a família ao marcar presença no aniversário do tio. Um carro chega ao palacete e Miguel sai da viatura a andar pelo próprio pé. Nuno fica incrédulo ao vê-lo dirigir-se para o jardim. Assim que ele entra na estufa, Micá observa-o espantada e Soraia e Quim engasgam-se. Laura, que estava a dançar com o marido para e Tomás fica em choque. O espanto é tal que a maioria das pessoas permanece em silêncio. António fica atónito quando o sobrinho se aproxima e olha para ele de alto a baixo. “Muitos parabéns, tio! Não podia deixar passar este dia sem o ver”. O empresário dá-lhe um forte abraço. “Campeão! Ter-te aqui é o melhor presente que eu podia ter recebido”, afirma, enquanto Camila confessa que não sabe o que dizer. “Diz só que ficas contente por me ver”. De seguida, vira-se para a tia e pergunta-lhe se não lhe vai dar um abraço. Ela não reage, mas Miguel puxa-a para si e aperta-a com força, desviando o olhar de Laura, percebe que Tomás fugiu. António volta a olhar para o sobrinho e este atira: “É realidade, tio. Estou aqui. De pé”. O aniversariante chama a atenção de Laura e a enfermeira afirma que é um sonho tornado realidade. Os dois emocionam-se. “São os anos do meu tio, vamos celebrar a vida!”. A música começa a tocar e Quim grita para irem para a pista. António e Miguel vão ao bar e o tio diz-lhe que ainda não acredita. “Acredite. Vim para ficar”. Helena só consegue pensar que a sua vida acabou.
“A Beatriz está grávida… Vai ter um filho meu”
Pedro procura Maria e fica aliviado quando ela lhe diz que Abel não está. Ela percebe algum nervosismo no amado e faz-lhe sinal para se sentarem. “Estive com a Beatriz…”, começa ele. A jovem escuta-o, atenta. “O que é que ela queria? Era sobre o negócio”, pergunta. “Não… Não tinha a ver com o negócio…”, responde ele algo hesitante. Vê-se que está um pouco nervoso, pois não sabe como a namorada irá reagir ao que tem para lhe dizer. “Maria, o que te vou dizer não muda nada entre nós….” A neta de Abel começa a estranhar a conversa. “O que se passa, Pedro? Estás a assustar-me…”, confessa ela. “Não te assustes… Eu adoro-te e nada vai mudar isso…”, tenta tranquilizá-la o irmão de Rita. Maria olha-o, séria, até que Pedro após alguns momentos a hesitar acaba por revelar: “A Beatriz está grávida… Vai ter um filho meu.” A empregada do Baleia à Vista reage, em choque, com a notícia. Todas as emoções de A Senhora do Mar na Maria em banca.
A nova Fátima Lopes
No mês em que comemora 30 anos de carreira, Fátima Lopes estreia-se no canal Casa e Cozinha, a 4 de novembro, com Aqui Há Mão, série documental que cruza o trabalho de artistas da nova geração com artesãos que preservam os métodos e técnicas tradicionais provenientes do património cultural português, que já vai para a segunda temporada. Um projeto desafiante para a apresentadora, de 55 anos, que não compromete a sua relação com a SIC, pois mantém as suas reportagens no Casa Feliz. Numa fase serena da vida, a comunicadora fala como foi bom reinventar-se, qual o local que lhe traz paz, como mantém a forma física, dos filhos e do amor com Jorge Cristino. Leia toda a entrevista na Maria desta semana.
Cancro da mama: Maior risco depois dos 50
No mês em que se sensibiliza para a importância da prevenção desta doença, Paulo Cortes, oncologista e Coordenador do Centro de Oncologia Hospital Lusíadas Lisboa, alerta que as hipóteses de desenvolver este tipo de cancro aumentam após os 50 anos. Numa entrevista esclarecedora à nossa revista (que pode ler esta semana), o especialista fala da hereditariedade, da prevenção, dos comportamentos de risco, das novas terapias e saiba como fica a vida em casal.
Como recuperar a vida sexual depois do cancro da mama?
Depois de uma maratona de diagnóstico e tratamento de cancro da mama, a sexualidade feminina pode sofrer um grande golpe. Na verdade, mais de 73% das sobreviventes deste tumor correm o risco de desenvolver problemas sexuais causados muitas das vezes pelos tratamentos que induzem à menopausa precoce ou simplesmente pelo facto da mulher estar com uma deficiência de autoconfiança após sujeitar-se a mastectomias e cicatrizes. “A cirurgia e o tratamento podem ameaçar a feminilidade, a autoimagem, a confiança e a sexualidade, mudanças que a mulher pode não compreender totalmente, o que origina insegurança, vergonha, culpa e medo de nunca mais desfrutar do sexo”, afirma Debra Wickman especialista americana em medicina sexual.
Na verdade, os efeitos de um diagnóstico de cancro da mama podem alterar a vida e, às vezes, ser fatais. Ser desanimador e levar a sentimentos de incerteza e medo pelo desconhecido: “A minha vida acabará?” “O meu relacionamento terminará?” Diante desse nível de incerteza e stresse, a vida sexual fica muitas vezes em segundo plano em relação ao tratamento, recuperação e sobrevivência. O que fazer então, como não deixar que o amor e a intimidade sejam afetados neste processo? Todas as respostas na Maria desta semana.