Família e Carreira

Em 2020 dê vida aos seus projetos pessoais: dicas para começar

23 Dezembro, 2019

Pequeno ou grande, o relógio está a contar para a concretização do seu projeto. 5,4,3,2,1…Feliz 2020!

Até ao bater da meia-noite de 31 de dezembro de 2019 vamos estar em campanha eleitoral. São promessas e mais promessas envolvidas por uma vontade férrea de tudo mudar empurrada a champanhe e uvas passas.

Já mais vagas, mas ainda presentes, durante o mês de janeiro do novo ano, essas mesmas promessas adornarão conversas com amigos, alimentarão sonhos lúcidos e acabarão por se desvanecer na espuma dos dias.

Há, no entanto, quem se sinta cansado do tom monocromático de que se reveste essa “carreira política de ocasião” e decida dar, efetivamente, um novo rumo à sua vida em 2020. “Choose a job, choose a career, choose good health, low cholesterol and dental insurance, choose leisurewear and matching luggage,(…) choose a Future, choose Life”, estas palavras intemporais proferidas pela personagem Mark Renton no icónico filme Trainspotting são o resumo perfeito do que queremos dizer com “novo rumo”.

Dicas para dar vida os seus projetos pessoais

Paz de Espírito
Escolher por onde começar, no caso de não ter planos, ou concretizar aquele(s) projeto(s) à muito arrumados na gaveta por falta de tempo e dinheiro pode ser difícil, mas sem pressas, com o planeamento correto e umas dicas preciosas, os amanhãs que cantam estarão à sua mercê.

Antes de dar inicio à sua aventura, porém, deve livrar-se dos sentimentos negativos que possam povoar a sua mente.

Sentimentos de gratidão, auto-estima e alegria promovem um melhor estado de funcionamento do cérebro. Cumprido este pequeno, mas importante, pré-requisito, está pronto a dar o tiro de partida.

Passo a passo
Comece por hierarquizar o que quer fazer. Defina prioridades e estabeleça um calendário para as cumprir. Neste processo revolucionário em curso, as pequenas vitórias dão moral para que enfrente as mais duras batalhas na sua partitura de mudança, por isso, se está na sua lista pintar a sala de casa, mudar a disposição do mobiliário, desfazer-se de velharias ou renovar o seu guarda-roupa, comece por aí.

De forma fácil e rápida terá algo de que se vangloriar e, mais importante do que tudo, dar-lhe-á força para coisas mais difíceis de concretizar como, por exemplo, passar a ter um estilo de vida mais saudável, remodelar, de forma profunda, a sua habitação ou dar uma nova direção à sua vida laboral.

Se esse é o seu projeto para 2020, vá gradualmente modificando o conteúdo do seu frigorífico, pare o carro na garagem, junte-lhes uma inscrição no ginásio e deixe a marinar até ao verão. Verá, quando lá chegar, que os quilos indigestos terão desaparecido e a sua vida respira um ar mais puro e confiante.

Gestão de carreira
Confiança que é um ponto fulcral quando os objetivos a que se propôs passam por se lançar numa nova carreira profissional ou abrir o seu próprio negócio.

No primeiro caso, o ideal é começar por perceber o mercado no qual quer atuar.

Que cursos a área exige? Qual é a taxa de empregabilidade ou a rotatividade de funcionários nas empresas? Qual o perfil de quem está empregado e o salário médio auferido? Estas são apenas algumas das perguntas para as quais deve arranjar respostas. Apesar de toda a informação que recolher não é de excluir a consulta de um especialista em planos de carreira.

Tenha, ou não, um futuro profissional em vista, estes especialistas dar-lhe-ão um insight valioso para que escolha uma carreira sustentável.

Independência
Falamos de perceber o mercado. Se o seu projeto pessoal para 2020 passa por abrir um negócio em nome próprio ou tornar-se freelancer, saiba que além dos negócios ligados à Internet lideram todas as tabelas de “negócios mais lucrativos para 2020”, caso necessite de um pequeno investimento numa fase inicial, saiba como poderá solicitar um empréstimo pessoal enquanto trabalhador independente.

E-commerce, consultoria de marketing digital, SEO, dropshipping ou programação são alguns dos mais procurados. Para além de lhe conferirem uma maior liberdade de movimentos e boas perspetivas salariais, caso a ideia seja optar por um emprego mais tradicional, áreas como o e-commerce e as suas lojas online podem funcionar como um importante aliado na promoção e venda dos seus produtos.

Organização financeira
Começamos por aumentar a sua auto-estima, redecoramos a sua casa, alteramos-lhe os hábitos e imiscuímo-nos na sua vida profissional. Somos uns abelhudos, mas ainda não lhe tocamos nas finanças. Aventurar-se em novos hábitos de consumo ou revolucionar a sua situação laboral implicam, antes de tudo o resto, uma organização da sua situação financeira.

A sua paz emocional e a concretização dos seus projetos estão dependentes dos seus compromissos financeiros.

Para atingir este “nirvana financeiro”, procure separar as contas que são fixas (electricidade, gás, água) daquelas que são variáveis e procure cortar com os gastos supérfluos. O mesmo vale para um potencial empréstimo pessoal, ou empréstimos, que tenha contraído.

Procure perceber se as taxas que lhe exigem não são demasiado exigentes e se a opção por um crédito pessoal com taxas mais favoráveis não será a melhor solução para eliminar os créditos antigos e servir como financiamento extra para os projetos, abertura de um negócio próprio ou a remodelação da casa p.ex., que tem em mente.

Dissecamos a sua vontade de mudança na totalidade, mas, para que o parágrafo anterior fique verdadeiramente completo, não o podemos deixar ir embora sem o introduzirmos a um parceiro que o ajudará a concretizar as metas a que se propôs em 2020.

Há 45 anos a ajudar os portugueses a concretizarem os seus sonhos, o Unibanco tem no crédito pessoal a sua pièce de résistance. Simples e rápido, o crédito pessoal Unibanco tem em atenção as particularidades e necessidades do consumidor português, garantindo-lhe um produto de crédito com elevada taxa de poupança e sem riscos associados.

E se de Futuro falamos ao longo de todo o texto, com o Futuro continuamos com o simulador de crédito pessoal que a instituição coloca ao dispor do cliente no seu website. Esta ferramenta permite-lhe efetuar uma simulação de crédito pessoal (com possibilidade de seguro) para valores entre os €5.000 e os €50.000, bem como optar pelo prazo que lhe for mais conveniente entre 24 e 120 meses.

Pedir crédito pessoal online nunca foi tão fácil e seguro.

Se torce o nariz a créditos pessoais e gosta de navegar à vista, o Unibanco fornece-lhe uma forma simples e rápida de financiamento através dos seus cartões de crédito. Ajustados às suas necessidades, estes cartões de crédito Unibanco trazem consigo uma série de vantagens, entre as quais 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidades gratuitas, descontos em restaurantes, hotéis, moda ou combustíveis e pontos que valem prémios.

Pequeno ou grande, o relógio está a contar para a concretização do seu projeto. 5,4,3,2,1…Feliz 2020! Choose Life.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top