Família e Carreira

Poupe tempo – Dicas para controlar a sua agenda

5 Maio, 2017

Poupe o seu tempo

O ritmo do dia a dia faz com que necessite de rentabilizar os minutos que passam, para que não se perca em todas as tarefas que tem para realizar.

É cada vez mais importante que poupe tempo. Saber gerir a sua agenda, rentabilizando as 24 horas do dia, sem comprometer a sua vida pessoa, ou profissional é fundamental.

Certa de que existem formas de cumprir todas as tarefas, aproveitando ao máximo o tempo livre, a revista Maria ajuda-a a organizar a sua casa, ser eficiente no local de trabalho e, ainda, a divertir-se com os seus amigos.

Em casa

“Cada macaco no seu galho”: A desorganização em casa rouba-nos muito tempo. Opte por colocar os objetos que usa diariamente no local que para eles destinou. As chaves devem estar sempre no mesmo sitio, bem como o carregador do telemóvel. Estes gestos evitam que ande feita “barata tonta” sempre que tem de sair de casa.
Não subestime tarefas: Antes de iniciar uma tarefa não coloque na sua cabeça uma duração ideal para concretizá-la. Evite pensar que vai limpar o pó da casa em 30 minutos e limpar os vidros em vinte. Em vez disso, lembre-se de quanto tempo demorou na última vez que o fez e assim organiza-se melhor.
Não desarrume para não ter arrumar: Se tirou alguma coisa do lugar, esse objeto não vai voltar sozinho ao seu local de origem. Não espalhe livros pela casa ou roupa pelo quarto. Depois de usar alguma coisa, arrume-a de imediato.

No trabalho

Peça ajuda: Não há que ter vergonha de pedir auxílio. Se no trabalho está com excesso de tarefas ou há alguma coisa que não consegue terminar sozinha peça a um dos seus colegas uma mãozinha. Este gesto não a torna menos competente.
Arranje uma agenda: Não interessa se é eletrónica, em papel ou se são simples papéis autocolantes. Na verdade, o que é relevante é que tenha as suas tarefas escritas em algum lugar e que as concretize.
Faça pausas: Para não confundir trabalhos o ideal será parar para beber um café ou, simplesmente, dar uma volta pela empresa para esticar as pernas depois de terminar um trabalho e antes de começar o próximo.

Na vida pessoal

Esteja prevenida: Caso precise de fazer horas extraordinárias, tenha sempre o número de telefone de alguém da sua confiança (uma amiga ou os avós) para ir buscar a criança ao infantário ou à escola.
Não se culpe: Se não tem tido tempo para dar atenção ao seu filho ou se ficou de visitar uma amiga e não tem vontade não se sinta culpada. Tem duas opções: Ou cumpre esses afazeres, ou, simplesmente, relaxa e esquece esses compromissos. Não desperdice tempo.
Concentre-se: Não passe o dia a saltar de tarefa para tarefa. O ideal será concentrar-se apenas numa e levá-la até ao fim, caso contrário passa o seu dia sem concretizar nenhuma.

Texto: Catarina Martins

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top