Lifestyle

Afinal, porque é que a água do mar está tão gelada?

19 Agosto, 2019

A água do mar está gelada. Se está de férias, já deve ter reparado quem nem no Algarve a temperatura subiu. E nós sabemos porquê.

A água do mar está fria. Aliás, como muitos veraneantes reclamam «está gelada». E está mesmo, em especial na zona ocidental e no Algarve.

A culpa é do vento. Aquele que não nos tem largado desde o início do verão e que tanto chateia quem está de férias. O vento Norte que tem soprado com mais intensidade a sul do cabo Carvoeiro tem provocado o afloramento costeiro, fazendo com que as camadas de águas mais fundas e frias subam á superfície.

Mas afinal, qual é a temperatura da água do mar nestes últimos dias. No Algarve, onde normalmente, a água é mais quentinha (ou era), a temperatura da água tem estado em média nos 16 graus. Em Albufeira, por exemplo, no sábado a temperatura da água do mar esteve entre os 16 a 17 graus. Ao lado, em Armação de Pera e Portimão estiveram 16 graus. Já em Lagos, onde a água é sempre mais fria comparativamente com as outras regiões do Algarve, a água do mar esteve a 15 graus

Os valores só sobem no sotavento algarvio, em Faro a temperatura sobe aos 18 graus, assim como em Tavira.

No Alentejo, em Porto Covo, por exemplo, a água do mar ronda os 15/ 16 graus. Se subirmos mais um pouco, em Lisboa, na praia de Carcavelos ou na Costa de Caparica são registados 16 graus.

Leia ainda: Cristina Ferreira regressa mais magra de férias e mostra-o de mini-saia

No Minho a água está mais quente

Curioso é que a norte do país a temperatura da água do mar sobre mais um pouco.

Viana do Castelo apresenta 17 graus de temperatura da água do mar à superfície. Já em Ofir e Esposende estão 18 graus.

Tentámos perceber mais um pouco sobre este fenómeno, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não tem grandes explicações sobre a temperatura da água do mar. Trata-se, como tínhamos referido, de um fenómeno conhecido como afloramento costeiro. «Quando o vento está de norte, na costa ocidental, empurra a camada superficial da água do mar. Com isso, a camada de água mais profunda vem à superfície junto à costa”, explica a meteorologista do IPMA, Paula Leitão. Assim, a água fica mais fria. A norte, “tem havido muitos dias com nebulosidade e vento pouco intenso”, o que trava a subida até à costa das camadas mais frias do mar.

Leia ainda: De férias no Algarve? Seis atividades para experimentar, para além da praia!

Mas se para os banhistas a água fria tem causado algum incómodo, para os peixes é muito favorável, pois eles procuram águas frias. «A água mais fria, à superfície, é também mais rica em nutrientes o que é bom para o peixe. Há mais peixe, sobretudo sardinhas”, adianta Paula Leitão, ao Diário de Notícias.

Mas nem tudo são más notícias. Para os próximos dias prevê-se um abrandamento do vento e uma pequena subida da temperatura.

Texto: Ana Lúcia Sousa

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top