Lifestyle

Ame-se! Conheça aqui as dicas para cultivar a sua autoestima

5 Março, 2023

Autoestima

Pensar primeiro em si e cuidar da sua autoestima não é ser egoísta, é dar prioridade às suas vontades e cultivar o amor-próprio.

No processo de cultivar a autoestima, o primeiro passo é tomar consciência de que deve olhar por si. Não está a ser egoísta se o fizer, está apenas a priorizar-se. Deixamos-lhe uma série de dicas de como deve cultivar o amor-próprio. Olhar primeiro para si ao invés de o fazer para os outros pode não ser fácil, mas a ideia é sair do “piloto automático”.

Conhecer-se

Aprenda a fazer esse exercício de olhar para dentro de si e entender que aquilo que faz tem consequências. Comece por tentar conhecer-se a si própria.

O que a torna feliz

Tempo, dinheiro ou motivação são sempre desculpas para não fazer aquilo que desejaria. Ir ao cinema, viajar, passear com os amigos, dançar… enfim, damos prioridade quase sempre a outras coisas e acabamos por não fazer o que realmente temos vontade. Encontrar tempo para fazer o que gosta vai aumentar os seus níveis de serotonina (hormona que tem ligação direta com o nosso humor, sono, fome… se ela baixa podem surgir alterações de humor, insónia e até ansiedade ou depressão) e consequentemente torná-la uma pessoa mais feliz e motivada.

Elimine o que lhe faz mal para o bem da sua autoestima

Alimentação, tabaco, stress ou até pessoas. Elimine aquilo que não contribui para o seu equilíbrio. Não viemos ao mundo para nos autodestruirmos, mas para tirarmos partido do que nos faz bem. Pode não ser fácil, mas comece já a eliminar da sua vida o que não é bom para si. Isso também é uma forma de se amar.

Faça mesmo!

Siga a sua intuição quando duvidar daquilo que deve ser feito. Não boicote os seus próprios desejos.

Cuide de si como cuida dos outros

Imagine-se uma planta, que tem de ser regada, cuidada. Nem que seja preciso consultar um psicólogo. A área da saúde mental é tão importante como cuidar de uma dor de dentes.
Se é do tipo de pessoa que gosta de fazer algo pelo próximo, mas nem sempre faz por si, arranje essa disponibilidade para se colocar como prioridade e fortalecer o seu amor-próprio. Afinal, você é a pessoa que “a vai acompanhar” pela vida toda.

O passado ficou lá atrás

Há pessoas que ficam agarradas ao que foi, ao que ficou lá atrás, mas não veja a sua vida pelo retrovisor do seu carro. O que passou não volta. A vida é uma constante transformação. Se fez algo de que não se orgulha, supere isso, tem novas oportunidades todos os dias. Foque-se no presente e acredite que o seu futuro será melhor.

Nada de comparações

Ninguém é igual a ninguém. Cada um tem a sua história de vida e não adianta comparar. Se a sua amiga tem um carro que você gostaria de ter, ou um relacionamento que admira, mas não necessariamente tem, mais um motivo para fortalecer o amor-próprio! Foque-se em ser uma melhor versão de si mesma e não gaste energias a pensar nos outros e na vida que têm.

Aceite-se e perdoe-se

Aceitação não significa conformismo. Aceitar a situação, entendê-la e querer mudá-la é construtivo. Aceite quem você é, porque está onde está. Aceitar faz com que as coisas deixem de ser tensas para serem apenas… coisas! Praticar o perdão é bom não só para os outros, mas principalmente para nós mesmas. Saber que errou e que não pôde dar o seu melhor em algum momento ou situação não tem problema. É sempre uma aprendizagem.

Confie em si mesma

Acredite no seu potencial. Só você pode transformar a sua vida. Ninguém melhor do que a leitora sabe as suas necessidades e o que a faz feliz. Não fique com medo de errar ou de ser julgada.

Leia ainda:

Fique fit com menus amigos do biquíni. Não há melhor para a autoestima!

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0