Lifestyle

Beijar faz bem à saúde! Conheça aqui os benefícios

17 Abril, 2023

beijar beijos

Um simples toque de lábios pode ter efeitos surpreendentes no nosso organismo. Fique a conhecer algumas das vantagens de beijar!

Beijar é uma das sensações mais prazerosas que podemos ter. Além disso, está comprovado cientificamente que o beijo tem vários benefícios na nossa saúde. Trata-se de experiências únicas e inesquecíveis, que aumentam a sensação de bem-estar, por exemplo. A boca tem o mesmo número de terminações nervosas que a glande do pénis e o clitóris e, por isso, também é um canal de prazer. Fique a conhecer as principais vantagens que o beijo pode ter:

Beijar aumenta as hormonas da felicidade

Ao beijarmos alguém, o cérebro está a libertar alguns compostos químicos, como a dopamina e a seretonina, que são os principais responsáveis pelas sensações de euforia, afeto e amor, logo, fazem com que nos sintamos melhor. Trata-se de reações químicas que beneficiam não só a mente, como o corpo. Se estes compostos químicos estiverem em níveis mais baixos do que é normal, causam efeitos negativos, como a tristeza, a instabilidade emocional e até a fraqueza.

Ajuda a aliviar o stress

Já parou para pensar que se beijar a pessoa amada quando se sente mais stressada, o seu dia pode melhorar significativamente, aliviando o stress? Ora, de acordo com a ciência, o cortisol é um dos grandes responsáveis pelos níveis de stress que sentimos no dia-a-dia. Por esse motivo, as demonstrações de afeto, normalmente, como é o caso de beijar, abraçar ou até mesmo ser surpreendida com a frase “amo-te”, podem ter um grande impacto na forma como lidamos com esta perturbação. Tenha ainda em consideração que, além do prazer físico que os beijos proporcionam, também produzem um bem-estar emocional que muitas vezes nos leva a esquecer os problemas que nos afetam.

Melhora a autoestima

Um beijo dado pela pessoa amada faz com que nos sintamos amadas, conquistadas, atraentes para a outra pessoa, logo ajuda a aumentar a nossa a autoestima. Cientificamente, estudos realizados comprovam que os altos níveis de cortisol, a hormona do stress, estão ligados à sensação de baixa autoestima. Logo, é aconselhável que beije, beije muito, de forma a produzir hormonas positivas para o organismo, capazes de diminuir os níveis de cortisol.

Estimula os sentidos

A ação de beijar inclui o tato do toque dos lábios e dos dois corpos que se encontram, mas também inclui o olfato, que é estimulado ao sentir o cheiro do companheiro, o paladar, que está representado pelo sabor do outro, e a audição, uma vez que permite ouvir a respiração e os ruídos próprios de um bom beijo.

Melhora o humor

Durante o beijo dá-se a libertação das endorfinas, o que promove a sensação de bem-estar e prazer, mas também melhora o humor.

Reduz a ansiedade

Nada melhor do que um beijo ou mesmo um abraço de alguém que nos é muito querido para nos acalmar. Estas demonstrações de carinho fazem com que libertemos oxitocina, que não é mais do que a hormona que diminui os níveis de ansiedade e, ao mesmo tempo, nos dá a sensação de relaxamento e bem-estar.

Ameniza e previne as rugas

Sabia que ao dar um beijo está a movimentar cerca de 29 músculos do rosto?

Mantém a qualidade de vida do casal

Quando estamos numa relação que já conta com alguns anos, especialmente neste caso, o beijo pode ser um ponto fundamental, pois é uma demonstração de carinho. Este gesto acaba por ser revelador de que a chama está acesa, promovendo
a intimidade do casal.

Diminui a hipertensão

Quando beijamos alguém que amamos, a emoção é tão grande que o coração dispara, o que leva a que as veias se dilatem, aumentando, desta forma, a circulação sanguínea. Ora, este aumento atua no combate à tensão alta, levando o sangue a fluir melhor.

Aumenta a imunidade

Tem a noção de que um beijo promove a troca de cerca de 250 bactérias? Este ato pode ajudar a proteger o corpo de vários tipos de doenças. Há estudos que comprovam que os casais que se beijam com regularidade dividem a mesma microbiota (conjunto dos microrganismos de um ecossistema) tanto na saliva, como na língua.

Expressão de emoções e sentimentos

Nem sempre é fácil exprimir os nossos sentimentos, por isso o beijo pode completar aquilo que não conseguimos dizer por palavras. Por outro lado, também é uma forma de expressar o seu amor por alguém. Através do beijo demonstra o seu afeto.

Texto: Carla Vidal Dias

Leia ainda:

Masturbação é um aliado da saúde! Descubra os benefícios

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0