Lifestyle

Comece o ano a poupar: 10 formas simples de rentabilizar o seu dinheiro

3 Janeiro, 2021

Entre em 2021 a poupar. Este tem de ser o ano em que vai, finalmente, dar tréguas à sua carteira e conseguir fazer um pé-de-meia. Pronta?

É em janeiro que se traçam os grandes objetivos para os meses que se seguem. 2021 tem de ser o ano em vai, finalmente, dar tréguas à sua carteira e conseguir fazer um pé-de-meia. Ou, pelo menos, ser mais contida nos gastos.

ESQUEÇA O CARTÃO DE CRÉDITO

Se costuma pagar as suas despesas com o cartão de crédito, acabe já com este hábito. É muito fácil perder o controlo do que gasta e vai acabar por pagar juros muito elevados e perder dinheiro sem necessidade. Arrume o cartão numa gaveta e ande com ele apenas quando precisar.

UTILIZE CONTAS DIFERENTES

Transfira o dinheiro que quer poupar para uma conta diferente daquela que usa no seu dia-a-dia. Não se sentirá tentada a voltar a mexer nesse dinheiro e terá uma forma simples e direta de ter noção do valor poupado.

ESPERE ANTES DE COMPRAR

Se não tiver urgência em adquirir determinado bem, espere até o preço baixar. Esta técnica é válida para aparelhos tecnológicos, mas também para roupa, basta habituar-se a esperar pelos saldos.

FALSOS DESCONTOS

As lojas aumentam de forma artificial os preços para justificar descidas posteriores. A DECO tem uma ferramenta que compara o preço de um artigo numa determinada data com os valores praticados na mesma loja, para o mesmo produto, nos últimos três meses. Use essa ferramenta para saber se está ou não a fazer um bom negócio.

VENDA ALGO, SEMPRE QUE COMPRAR ALGO

Abra conta num portal para venda de bens usados e crie o hábito de vender um bem mais antigo, sempre que comprar um novo. Comprou um casaco? Coloque outro que já pouco usa à venda.

DÉBITO DIRETO

Se é distraída, o melhor é aderir ao débito direto. Deste modo, estará a evitar esquecer-se de pagar uma determinada conta, arriscando- se a estar sujeita ao pagamento de multas.

NÃO COMPRE POR IMPULSO

Compre apenas o que pode pagar e o que realmente precisa. Não se esqueça que, mesmo que um produto lhe pareça ser um bom negócio, isso não significa que deve comprá-lo.

AUTOMATIZAR A POUPANÇA

A força de vontade é sobre-estimada. Configure transferências automáticas para que uma determinada quantia siga da sua conta corrente para a sua conta poupança todos os meses logo após receber o ordenado.

FAZER DA POUPANÇA UM JOGO

Experimente guardar todas as moedas de um e dois euros de edições comemorativas. Sempre que uma dessas moedas lhe passar pelas mãos, guarde-a e coloque-a num frasco ou num mealheiro. Vai ficar admirada com a quantidade de dinheiro que consegue poupar com este sistema.

COMPRAS PARTILHADAS

Está a pensar comprar carro e tem um familiar que está a pensar no mesmo? O melhor que tem a fazer é irem ao stand juntos. Ambos podem sair a ganhar graças ao maior desconto feito pelo vendedor pela venda dupla. Muitas lojas têm campanhas de descontos bastante interessantes para compras superiores a um determinado valor. Tente alcançar esse número juntando as suas despesas e as de uma amiga. São apenas exemplos daquilo que os especialistas chamam de compras partilhadas que podem ser muito benéficas para os consumidores.

Leia mais
Poupança: Sabe quais são os alimentos que nunca se estragam?

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top