Lifestyle

Conheça as regras Stand Up Paddle: A prática desta modalidade está regulada

7 Maio, 2023

paddle

Érica Vicente foi arrastada pelo vento quando praticava paddle numa praia do Algarve. A atividade soma cada vez mais adeptos, mas exige cuidados.

Nos últimos anos foram muitos os portugueses que se rendaram à prática de stand up paddle (SUP), desporto aquático que teve origem no Havai, ignorando os riscos que correm caso não cumpram determinadas regras. Até agora, a maioria dos adeptos compra uma prancha em qualquer loja da especialidade e lança-se à água após assistir a uns tutoriais na Internet. Foi preciso Érica Vicente, de 17 anos, ter sido arrastada pelo vento quando fazia SUP na Praia do Coelho, Algarve, passando mais de 22 horas em alto-mar, para soarem alarmes sobre uma atividade que está regulada, mas da qual poucos têm conhecimento. A Associação de Stand Up Paddleboarding Portugal (ASUPP) defende que é necessário divulgar a lei e fiscalizar o seu cumprimento.

O que deve saber

Frequentar aulas para iniciantes ▶ Os interessados por esta modalidade devem frequentar uma escola certificada que lhes explique o uso correto do material e as regras de segurança, aconselha Jorge Branco, presidente da ASUPP. Devem saber nadar e evitar treinar sozinhos.

Respeitar horário e locais ▶ A prática desta modalidade só é permitida durante o período diurno até uma hora antes do pôr-do-sol e não pode ser exercida a mais de 300 metros da borda de água (zona de navegação). Também durante a época balnear é proibido fazer SUP nas zonas reservadas a banhistas.

Munir-se do equipamento certo ▶ É obrigatório o uso de colete salva-vidas e leash (que prende a prancha ao tornozelo
do utilizador e, em caso de queda na água, impede que a mesma se afaste). Além disso, o praticante deve dispor de aparelhos para comunicar em caso de acidente, como um apito ou telemóvel.

Não ignorar as condições climatéricas ▶ Este desporto não pode ser praticado “com vento superior a F4 da escala de Beaufort (até 16 nós) e mar de pequena vaga (até 1 metro de altura)”. Jorge Branco alerta para não se “confundir vaga com rebentação da onda na praia” e aconselha os iniciantes a escolherem dias sem vento.

Benefícios do paddle para o corpo

O stand up paddle (SUP) é uma atividade aquática que permite ao praticante deslocar-se dentro de água em cima de uma prancha com a ajuda de uma pagaia (remo), peças que devem ser adequados ao peso e altura do utilizador. É um desporto muito versátil e lúdico, que faz perder peso e tonificar o corpo, devido ao esforço constante de pernas e glúteos, para manter o equilíbrio, a par da força de ombros, braços, costas e abdominais, para movimentar o remo. O SUP possui uma componente cárdio semelhante a exercícios como a corrida, a natação ou a caminhada, e pode queimar até 400 calorias em apenas uma hora. Além disso, é um excelente aliado da saúde mental.

Texto: Carla S. Rodrigues; Fonte: Associação de Stand Up Paddleboarding Portugal

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0