Lifestyle

Decoração: Os significados por detrás das cores com que decora o seu lar!

27 Novembro, 2019

As cores escolhidas para as diferentes divisões transmitem energias, sensações e mensagens inerentes que devem ser tidas em conta. Conheça já o significado de cada cor.

A decoração da casa é, cada vez mais, um assunto importante para os portugueses. Os móveis, os bibelôs e os acessórios dizem muito sobre a personalidade de quem os escolhe, com a intenção de fazer da sua casa o refúgio e o espaço onde encontre o bem-estar pleno.

As cores escolhidas para as diferentes divisões transmitem energias, sensações e mensagens inerentes que devem ser tidas em conta para que se façam as escolhas acertadas e para fazer de cada casa um lugar especial e acolhedor.

Para que não restem dúvidas sobre quais as cores indicadas para cada espaço e para cada pessoa, a La Redoute partilhou uma lista com os significados que cada cor tem, elaborada pelo decorador Paulo Piteira. Confira-a:

Azul

O azul é a cor da tranquilidade, harmonia e serenidade. É uma cor que funciona muito bem nos interiores.

Verde

O verde é a cor da esperança, liberdade e vitalidade, é a cor das plantas e da vida na natureza. Esta é uma cor bastante positiva, mas deve ser utilizada com cuidado, principalmente, em casas citadinas, para que não se torne o oposto.

Amarelo

O amarelo é a cor do calor, do otimismo, do ouro e é excelente para dar vitalidade a quem desfruta dos espaços decorados com este tom. Esta cor pode pautar a casa com alegria ou riqueza, no caso dos tons dourados. Transmite muita descontração e energia a quem a vê.

Roxo

O roxo é a cor da espiritualidade, magia e é bastante exótica. Quem utiliza esta cor quer transmitir um ambiente exótico, típico de destinos como a Índia ou Marrocos.

Rosa

A cor de rosa é uma cor muito romântica, terna e ingénua. Está muito associada à fragilidade e delicadeza. No entanto, o uso da cor de rosa pode ser utilizada de forma sofisticada.

Vermelho

O vermelho é, como é óbvio, a cor da paixão. É uma cor carregada de energia e excitação. O vermelho é uma das cores mais fortes e mais usadas por chamar muito à atenção. É uma cor muito sensual e também está muito associada ao estilo clássico.

Laranja

A cor de laranja é sinónimo de alegria, prosperidade e sucesso. É a cor ideal para conferir energia e movimento aos espaços.

Branco

O branco é a cor da paz, da pureza e da limpeza. É a cor mais usada nos interiores em quase todo o mundo por ser versátil e combinar com tudo.

Preto

O preto é a cor da sofisticação, isolamento e poder. É uma cor muito associada ao luxo, a intemporalidade, ao bom gosto e à elegância.

Estas são apenas algumas das muitas cores com que pode decorar a sua casa. Escolha-as sempre de acordo com aquilo que mais se identifica para que se possa sentir plenamente bem no seu espaço pessoal.

Percorra a nossa galeria e tire algumas ideias para decorar a sua casa. 

Leia ainda: O sutiã também pode ser um inimigo da sua saúde
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: D.R.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top