As temperaturas baixas já se começam a sentir. Há também a mudança da hora que ocorreu no final de outubro e ligeiras alterações de rotina, pelo que o estado emocional e imunológico pode ficar ligeiramente comprometido. Por isso, o que nos soa a bem-estar no outono? Estar no conforto do nosso sofá, com uma mantinha e lareira já acesa, a desfrutar de um bom livro ou filme e a beber uma chávena de chá.
Os alimentos fazem parte desse conforto. Estão presentes em vários momentos do nosso dia-a-dia e por si só aceleram o fluxo sanguíneo e o nosso metabolismo, contribuindo para uma sensação de calor e bem-estar, especialmente nos dias mais frios.
Gengibre
É um alimento termogénico, ou seja, que acelera o metabolismo, e é utilizado em forma de chá, molhos, óleos doces e até em suplementos. A raiz, devido ao composto “gingerol”, tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, propriedades importantes para auxiliar no combate a doenças como gripe, resfriados e bronquite.
Uma forma prática de fazer infusão de gengibre é colocar uma rodela do mesmo (cerca de 3 cm) em 200 ml de água a ferver ou colocar 1 colher de sopa de gengibre ralado numa chávena de água a ferver durante 5 minutos.
Canela
Tem efeito termogénico, tal como o gengibre, e ação antibacteriana, anti-inflamatória e expetorante. Combina muito bem com alimentos reconfortantes, como maçã assada ou papas de aveia quentinha.
Sopa
É uma excelente aliada nos dias frios que se avizinham, podemos escolher como base um hortícola (como abóbora ou cenoura, por exemplo) ou um tubérculo (como batata inglesa ou batata-doce), acrescentar mais hortícolas a gosto (couve-flor, cebola…) e ervas aromáticas (coentros, cebolinho, tomilho, etc) para potenciar o sabor.
Caso a sopa substitua uma refeição, é interessante do ponto de vista nutricional adicionar uma fonte de proteína, como carne, peixe ou proteína vegetal, como o tofu. A junção de leguminosas, como feijão, grão-de-bico, ervilhas, etc, ainda a torna mais saciante e completa.
Chás e/ou infusões
Ao aquecerem o corpo, dão uma maior sensação de bem-estar. A capacidade antioxidante do chá verde pode proteger contra danos oxidativos. Contudo, é necessário ter em atenção a redução de chás estimulantes ao deitar (chá verde, preto ou branco) e substituir por infusões mais calmantes (tília, camomila ou cidreira, por exemplo), por poder influenciar o sono.
uma vez que, nesta época, são mais comuns as gripes e resfriados, as infusões de equinácea ou hortelã podem ser boas aliadas.
Receita aconchegante
Creme de cenoura (4 doses)
Ingredientes:
- 1,5 L de água
- 500 g de cenoura
- 1 couve-flor
- 2 tomates
- 1 ramos de salsa
- 1 colher, de sopa, de azeite virgem extra
- Sal q.b.
Como preparar:
Colocar numa panela a água, a cenoura cortada em rodelas, a couve-flor e a cebola. Retirar a pele e as sementes do tomate. Adicionar o ramo de salsa e sal. Cozer por 45 minutos, em lume médio. Adicionar mais água, caso prefira um caldo menos grosso e mais líquido. Remover o ramo de salsa e triturar com a varinha mágica os ingredientes. Retificar o sal. Desligar o lume, adicionar o azeite dez minutos depois de servir com salsa picada.
Texto com a colaboração da Nutricionista Liliana Faria; Fotos: Arquivo Impala
Alimentos que são verdadeiros tratamentos de beleza para o rosto
Siga a Revista Maria no Instagram