Lifestyle

Férias seguras: Tenha atenção a estas dicas e desfrute

1 Agosto, 2022

férias

Para muitas pessoas, este ano as férias voltam a ser uma prioridade. Se é uma delas, planeie de forma a correr tudo bem e desfrute.

A pandemia alterou nos últimos anos o conceito de férias. Viajar foi mais difícil, devido a todas as regras e restrições. Além disso, o medo condicionou a vontade de muitas famílias e o desejo de conhecer outros locais do País ou do Mundo acabou por não ser prioridade. Agora que as regras são menos apertadas e que tudo começa a parecer mais livre, viajar passa a estar na wish list da maior parte de nós. E o melhor é planear tudo de forma a estar em segurança.

Férias seguras

Documentos em dia

Para a viagem que deseja fazer, pode vir a necessitar de apresentar o passaporte, a carta de condução ou outro documento de identificação. Digitalize os documentos e grave-os no smartphone, para que possa ter acesso a eles sempre que necessitar. Existem até aplicações oficiais para este efeito, como o id.gov.pt.

Pesquisa é prioritária

A avaliação de destinos é muito importante na escolha e no planeamento das férias. Estude bem todos os seus destinos de eleição, de forma a saber em que estado pandémico se encontra, as medidas de contingência que vigoram, quais as precauções a tomar e regras em vigor para entrar nesses territórios. Tente perceber quais as zonas mais perigosas e horários a evitar, para que a sua estadia seja o mais segura possível.

Contactos urgentes à mão

Em viagem, sobretudo se o fizer sozinha, é importante saber a quem ligar em caso de emergência. Além dos contactos de familiares ou amigos de confiança, recomenda-se que antes de viajar registe contactos relevantes, como o da embaixada ou do consulado no destino, Polícia ou outros departamentos de emergência locais.

Cuidado com a Internet pública

O acesso à Internet é, claro, uma mais-valia na maior parte dos destinos. Porém, se usar wi-fi público, não se esqueça dos perigos dos hackers e que neste caso eles podem vir a aceder aos seus dados pessoais, como números de cartões bancários e documentos de identificação, entre outros. Caso vá necessitar de Internet sem fios durante a viagem, crie, antecipadamente, uma rede privada virtual que lhe permita ter acesso online em segurança. Para além disso, cuidado com o que publica durante as férias. Não quer regressar a casa e perceber que foi assaltada, pois não? Evite fazer publicações que provem que está fora de casa ou que deem a entender o tempo que se manterá longe.

Atenção aos cancelamentos

A verdade é que a COVID-19 trouxe ainda mais o conceito de imprevisibilidade a qualquer viagem, assim como a guerra que está a decorrer na Ucrânia, que quer queiramos, quer não, pode ganhar dimensões que levem alguns espaços aéreos simplesmente a fechar, e podem estar na rota do destino que quer. Perante esta incerteza, é importante que faça um seguro com cobertura de cancelamentos, adiamento de viagens ou atrasos. Só assim vai proteger-se de perdas financeiras. Além disso, poderá sempre fazer férias em Portugal; aqui os riscos são menores.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0