Como todos os anos e todos os últimos domingos de março, os relógios avançarão uma hora para voltar ao horário de verão. Isso significa que, na madrugada de domingo, 02h00 passará a ser 03h00. Ou, o que dá no mesmo, dormiremos uma hora a menos.
Embora já estejamos habituadas a esta adaptação, visto que passamos por esta pequena mudança de horário duas vezes por ano, uma para antecipar e outra para atrasá-la, desta vez, a verdade é que esta pequena diferença de horário pode-nos prejudicar se não adaptarmos imediatamente a nossa rotina. Sintomas como cansaço, irritabilidade, fadiga ou certos distúrbios digestivos ou problemas de concentração podem acompanhar-nos durante os próximos dias até que o nosso biorritmo se adapte novamente ao novo horário de verão.
A qualidade do sono também pode ser prejudicada, manifestando-se de diversas formas: seja pela dificuldade em adormecer, seja pela diminuição temporária das horas que passamos na cama. Na verdade, segundo um estudo publicado pela Science Direct, a qualidade do nosso descanso pode ser reduzida em até 10% durante estes dias de adaptação.
Saiba mais no Especial que preparamos para si esta semana.
Siga a Revista Maria no Instagram