Lifestyle

Pai Natal: Saiba como surgiu o velhinho barbudo. Conheça a história

24 Dezembro, 2021

Saiba como surgiu o velhinho barbudo (também conhecido como Pai Natal) que na noite de 24 de dezembro desce pela chaminé com um saco cheio de presentes

Quando chegamos à época de Natal há logo uma figura que nos vem à cabeça: o Pai Natal, esse velhinho barbudo, vestido de vermelho que distribui presentes pelas crianças.

A verdade é que muitas pessoas não sabem qual a sua origem.

A ideia era recriar uma figura que personalizasse o espírito de Natal

O Pai Natal apareceu, pela primeira vez num anúncio da Coca-Cola. Estávamos em 1920 e foi criado pelo ilustrador Thomas Nast. Com o passar dos anos outros ilustradores foram idealizando-o à sua maneira. Contudo a personagem como a conhecemos hoje nasceu em 1931, pelas mãos de Haddon Sundblom, e foi encomendado pela agência de publicidade da Coca-Cola.

A ideia era recriar uma figura que personalizasse o espírito de Natal e ao mesmo tempo a felicidade da famosa bebida. Para criar esta imagem o ilustrador inspirou-se no poema de Clement Clark Moore, “A Visit From St. Nicholas”.

Conhece a verdadeira origem da palavra “Natal”? Nós temos a resposta para lhe dar

É de conhecimento geral que Natal significa “nascimento de Jesus Cristo” e que este é o nome dado à festa religiosa cristã que celebra esse acontecimento. Mas qual será a origem da palavra? Vem do latim “nativitas”, que significa “nascimento”. Primeiro, foi “Natividade”, mas depois evoluiu para “Natal”.

Já a palavra “Christmas” – “Natal”, em inglês – tem origem na palavra da língua inglesa antiga “Cristes maesse”, o que significa “Missa de Cristo”.

Leia ainda:

O seu filho acredita no Pai Natal? As histórias hilariantes de crianças que desvendaram o mistério

Fotos: DR

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0