Lifestyle

Poupar em tempo de covid-19: Equilibre o orçamento familiar

22 Março, 2021

Poupar em covid-19

Vivemos uma enorme crise, onde o trabalho escasseia, empresas fecham, famílias pedem ajuda e algumas já estão endividadas. Aqui estão dicas para poupar.

É verdade que, para a maioria, poupar dinheiro é quase impossível. Os ordenados não são grandes, as despesas são muitas e depois há sempre extras que aparecem sem sequer avisar. Vivemos momentos difíceis e, à partida, ainda nos parece mais difícil colocar um dinheirinho de lado. Mas é possível. Existem estratégias que podem ser postas em prática agora e que depois, quando nos virmos livres da pandemia, continuarão a ser um bom hábito a manter.

Crie novos hábitos
Repense o seu dia-a-dia e altere as suas rotinas. Talvez possa adotar mudanças no seu estilo de vida, que até aqui nunca tinha pensado. Por exemplo:

 Se tiver espaço faça a sua mini-horta. Esta é uma forma de poupar, mas também de trazer para o seu prato alimentos frescos e saudáveis. Poderá reaproveitar um quintal, pátio ou varanda, ou, para casas com pouco espaço exterior, poderá dar uso a estruturas verticais que possa fixar numa parede.

 Evite deitar comida fora. Planeie atempadamente as refeições da semana, para dar uso aos alimentos que se encontram no seu frigorífico e na despensa antes que se estraguem. Planeando, vai também reaproveitar mais facilmente possíveis sobras.

 Deixe de acumular o que não precisa (e faça dinheiro com o que já tem). Praticamente, todas as casas têm objetos que foram guardados ao longo do tempo e não são utilizados, objetos de decoração, brinquedos antigos, pequenos eletrodomésticos ou roupa. Porque não fazer um levantamento de todos os artigos que já não lhe fazem falta e vendê-los em segunda mão? Aqui ganha dinheiro e espaço extra em casa.

 Fumar ou beber café são apenas alguns dos vícios que, além de serem uma despesa considerável na carteira, impactam diretamente a nossa saúde. Ao reduzir a quantidade, ou até mesmo eliminar estas rotinas, consegue otimizar a poupança e prevenir doenças.

Não encare despesas como inflexíveis

Faça uma análise de todas as despesas fixas ao longo do ano e detete possíveis renegociações de contratos ou estratégias de redução de faturas. Compare tarifários e diferentes fornecedores de serviços.

Use as tecnologias

Use o computador, telefone ou tablet para manter as despesas sob controlo. Rastrear as suas despesas é o primeiro passo para identificar potenciais oportunidades de cortar gastos e poupar dinheiro. É fácil perder o controlo entre as obrigações fixas do mês (como a casa, telecomunicações e energia, por exemplo), compras e gastos inesperados, por isso pondere utilizar uma aplicação para a ajudar a gerir as suas finanças pessoais.

Outras dicas úteis a adotar para poupar

 Nas compras, leve sempre a lista dos produtos a comprar.

 Privilegie o consumo diário de sopas e saladas.

 Compre fruta e legumes da época.

 Dê preferência ao consumo de água ao invés de sumos.

 Feche a torneira enquanto lava as mãos e os dentes. Opte por duches e esqueça banhos de imersão.

 Ponha a máquina da roupa a lavar apenas quando estiver cheia e opte por programas económicos. Utilize o mesmo critério para máquinas de lavar loiça.

 Aproveite a água da lavagem de fruta e legumes para regar as suas plantas.

 Não use a sanita como caixote do lixo, cada descarga desperdiça 10 a 15 litros de água.

 Evite usar máquina de secar roupa, aproveite o sol e o vento.

 Use lâmpadas LED.

 Os aparelhos eletrónicos em standby continuam a gastar energia; desligue-os totalmente.

 Para poupar nas despesas com carne e peixe, faça uma refeição vegetariana, uma a duas vezes por semana.

Texto: Revista Maria
Leia ainda: Poupar na luz em teletrabalho é possível. Comece já reduzir a fatura

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top