Lifestyle

Preparativos para o Natal: Conheça as dicas para que nada falhe na noite da consoada

4 Dezembro, 2022

Natal

A um mês da noite de Natal, saiba como é que se pode organizar para que saia tudo perfeito no dia. Deixamos-lhe uma lista de tarefas.

Quatro semanas separam-nos do Natal, o que significa que é a altura certa para começarmos os preparativos. Assim, não deixe tudo para a última hora. Da ementa aos presentes e sem esquecer a decoração da casa, vamos dar-lhe algumas sugestões para organizar as suas semanas.

Faltam 30 dias para o Natal

A lista dos convidados 
A primeira coisa a fazer é uma lista com os convidados, entre família e amigos. Aliás, deve fazer duas: uma com os adultos e outra com as crianças, para posteriormente, na altura de comprar os presentes, ter a vida mais facilitada, e o mesmo diz
respeito à ementa.

Condicionantes 

Como uma boa anfitriã, procure saber nesta altura se algum dos seus convidados tem alguma restrição alimentar, de forma a que, mais tarde, possa elaborar a ementa.
 O local

Já sabe quantas pessoas irão? Então, passemos à fase seguinte, que se consubstancia em escolher o local da festa. Se a sua casa não for suficientemente grande para acolher todos, veja se a sua mãe ou sogra tem uma sala maior, de forma a que caibam todos. Se não for esse o caso, poderá mesmo arrendar um espaço para fazer a ceia de Natal. O ideal é dois convidados por metro quadrado e também é importante, mesmo sendo um jantar volante, que pelo menos 70 por cento das pessoas tenham onde se sentar. Se forem muitos os convidados, talvez seja melhor colocar a comida num aparador, para todos se servirem, mas, se a festa contar com a família, que não é muito numerosa, então a melhor solução é sentar todos à mesa.

As tarefas 

Mesmo que faça a festa em sua casa, divida as tarefas. Veja quem é que fica encarregue das comidas e bebidas, não só financeiramente, mas também no sentido operacional. Para não ficar muito dispendioso, uma das opções é pedir a cada convidado que leve uma bebida ou um prato. Mas se quiser ficar descansada também pode encomendar
a refeição completa a uma empresa de catering e depois repartir as despesas.

Faltam 25 dias para o Natal

Esta é a altura de começar a pensar em tudo o que fará parte da ementa, como seja o caso dos aperitivos, entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Se ficou de fazer tudo sozinha, elabore uma lista com os ingredientes que vai precisar para cada prato e tudo o resto que precisa de comprar.  Se se tratar de uma festa em que todos os convidados vão colaborar, peça-lhes que levem os pratos já montados e decorados, de forma a facilitar a vida de todos na altura de serem servidos.

Com a crise, pode optar-se por fazer o Amigo Secreto, ou seja, estipula-se um valore colocam-se os nomes de todas as pessoasque vão participar na festa em papelinhos dobrados, que vão ser tirados à sorte. A cada pessoa deve corresponder um papel com o nome de outra e é para essa pessoa que terá de comprar o presente. Sai muito mais barato e é divertido. Se optar por esta solução, está na altura de fazer o sorteio.

Se tiver de oferecer muitos presentes, comece agora a fazer as compras. O ideal é ir de manhã, quando estão menos pessoas quer nas ruas, quer nos centros comerciais.

Quando montar a árvore

Segundo a tradição cristã, a árvore deve ser montada no primeiro domingo do Advento, que este ano é dia 4 de dezembro.

Faltam 20 dias para o Natal

Comece a conferir a loiça. Se for um jantar com poucas pessoas, é mais bonito usar um serviço de porcelana, os melhores talheres e copos, mas, se a festa for grande e não tiver loiça suficiente, opte por conjuntos descartáveis.  Escolha os arranjos de flores que vai querer ter espalhados pela casa e contacte uma florista.

Se as compras ficaram a seu cargo, vá ao supermercado, compre as bebidas e encha a despensa com os alimentos que não são perecíveis.  Se está a pensar ir ao cabeleireiro, então é melhor marcar nesta semana, pois corre o risco de não ter vaga para a véspera do Natal.

Faltam 5 dias para o Natal

A maior parte das bebidas querem-se com com gelo, por isso o melhor é comprar sacos para fazer gelo, à venda nos supermercados, e começar a encher alguns por dia. Está na altura de colocar os refrigerantes e vinhos brancos no frigorífico, para se manterem frescos. Não se esqueça de colocar os frappés no congelador, para que estejam gelados na hora de servir os vinhos.

Faltam 3 dias para o Natal

Está na altura de começar a preparar os pratos mais complicados: dessalgue o bacalhau, tempere as carnes e vá adiantando o que for possível. Verifique se a loiça que vai colocar na mesa, assim como os talheres e os copos estão sem pó. Caso  seja necessário, está na altura de os lavar e secar.

Na antevéspera

Já falta pouco tempo, mas se seguiu os nossos conselhos à risca, é bem provável que não ocorram imprevistos. Finalize a preparação dos alimentos. Se vai usar flores naturais, então está na altura de ir buscá-las à florista e deixá-las em baldes com água e gelo. Só deverão ser colocadas em cima da mesa no dia 24.

Na noite de Natal

Lembre-se que o mais complicado já passou e que agora está na altura de desfrutar da noite. Arranje um tempo para se vestir, maquilhar, arranjar e depois… deixe-se levar pelos encantos desta noite
e feliz Natal!

Texto: Carla Vidal Dias

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0