Lifestyle

Como proteger a pele no inverno? Veja aqui as dicas para a manter saudável

4 Fevereiro, 2023

Pele

É daquelas que gostam do inverno ou está ansiosa que o tempo bom chegue? Seja qual a preferência, convém dar atenção à sua pele nesta altura.

Com as temperaturas baixas e a redução da humidade do ar, a pele fica seca, áspera, sensível e exposta a lesões. Por isso, cuide de si e da sua pele!

Hidratar

Sendo o rosto uma das partes do corpo mais expostas ao frio e ao vento, merece, por isso, cuidados especiais. Use um hidratante de acordo com o seu tipo de pele, prevenindo a perda de água e recuperando a barreira de proteção do tecido cutâneo.

Protetor solar todos os dias

Os raios UVA, que aceleram o envelhecimento e aumentam o risco de cancro da pele, têm a mesma intensidade o ano todo. Por isso, use sempre um protetor solar no rosto e nas mãos.

Proteger os lábios

A pele que cobre os lábios é muito fina e delicada, ficando ainda mais sujeita à secura e às feridas causadas pelo frio e pelo vento. Recomenda-se utilizar um hidratante labial várias vezes ao dia e mesmo que prefira os de cor certifique-se do seu grau de hidratação. Humedecer os lábios com saliva pode até proporcionar alívio, mas esse hábito tende a secá-los ainda mais.

A não esquecer

Mãos, cotovelos e joelhos são regiões do corpo que têm poucas glândulas sebáceas, produzindo por isso uma quantidade menor de óleo, ficando assim mais vulneráveis ao frio. Daí que os cuidados no inverno também incluam o uso de um hidratante corporal, para evitar a perda de água, e uma esfoliação suave quinzenal, para remover as células mortas.

Outros conselhos

– Evite banhos muito quentes e demorados
Por mais que seja tentador tomar um banho bem quentinho, deve evitá-lo, optando por uma água mais tépida, para evitar danos na camada protetora da pele.
– Consuma alimentos que ajudam a proteger a pele
É importante consumir os nutrientes que favoreçam os cuidados. Alguns exemplos: abacate, legumes e frutos de cor laranja e de cor amarela, peixe, nozes, castanhas, sementes e folhas verde-escuras.

Leia ainda:

Alergia ao frio: saiba aqui quais os sintomas e como proteger a sua pele

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0