Destaques

Beleza: Conheça os vários tipos de rugas!

4 Junho, 2019

São várias as razões que levam ao aparecimento de rugas no nosso rosto. No entanto, é importante perceber o que motiva o seu surgimento e que tipo de rugas são.

O rosto é o espelho da nossa alma mas nem sempre a representa em fiel confomidade com o que somos. Por vezes, ter um espírito jovem não se reflete na nossa imagem, e são vários os fatores que a comprometem. As rugas são um desses exemplos!

Estas são, por vezes, as maiores inimigas das mulheres mas difícilmente podem ser contrariadas. Embora sejam um resultado do avançar da idade, as rugas podem sim ser amenizadas e é por isso que lhe damos a conhecer as causas, os tipos de rugas e de que forma pode prevenir a sua pele de rugosidades indesejadas.

Causas

São os raios ultravioleta que, segundo estudos, são os responsáveis pelo envelhecimento externo de toda a pele do nosso corpo. No entanto, é sobre o rosto que incidem mais claramente os raios e, por isso, a pele envelhece mais precocemente.

Mas se pensa que os raios ultravioleta são os únicos responsáveis pelo envelhecimento e, consequente, rugosidade da pele desengane-se! Também os raios infravermelhos e a poluição contribuem para o desgaste da pele.

Tipos de rugas

Rugas finas
Comuns em pessoas de pele clara, as rugas finas surgem como resultado da perda de colágeno (substância responsável pela resistência da pele). Embora seja o tipo de rugas mais superficiais, estas quebram a pele e são agravadas pela exposição solar diária.

Rugas profundas
Surgem como consequência do envelhecimento natural da pele e de outros fatores externos. Aparecem devido à perda de colágeno.

Marcas de expressão
Estas localizam-se na testa e surgem como resultado dos muitos movimentos faciais que se fazem ao longo da vida, indecentemente da idade.

Rugas gravitacionais
Este tipo de rugas surgem quando há uma redução de fibras colágenas e elásticas.

Prevenção

A melhor forma de prevenir que as rugas apareçam, em qualquer idade, é tendo cuidados específicos com a pele. A limpeza e hidratação constantes ou a remoção correta da maquilhagem são as principais “regras” para minimizar o aparecimento de futura rugas no nosso rosto. Cuide de si!

Veja ainda:

Pele – Alimentos que a protegem do sol

Rosto: cuidados para cada idade

Conteúdos WIN

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top