Moda e Beleza

Cintas modeladoras: Usar, SIM, mas sem abusar!

29 Outubro, 2018

Está cada vez mais na moda o uso das cintas modeladoras. Elas ajudam a aumentar a autoestima, mas como em tudo na vida há que ter cuidados.

Esconder o pneuzinho da barriga e mostrar uma cintura elegante é o nosso desejo. Hoje em dia, a lingerie modeladora, sobretudo as cintas, estão cada vez mais em voga e, apesar de algumas terem preços menos acessíveis às carteiras, já nenhuma de nós dispensa uma na gaveta. Por toda a Internet existem vídeos e fotografias partilhadas por quem as usa e, de facto, a diferença a nível de imagem pode ser muita.

«Dieta equilibrada e muito desporto»

Porém, os especialistas alertam que quem usa este tipo de lingerie deve usá-la com moderação. Fernando Fonseca, presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, defende isso mesmo. Os cuidados com corpo não devem, na opinião do especialista, ser descurados e isso quer dizer que as pessoas devem dar mais importância à alimentação e desporto
em vez de camuflar problemas com acessórios cujos benefícios e malefícios não são bem explorados e conhecidos. «Isto é mais uma coisa de estética para se tentar ter um corpo que não existe. Estas cintas podem ser vistas
quase que como uma ditadura de beleza», começa por dizer o especialista.

«Não devem ser usadas sistematicamente, porque, como é óbvio, poderá ter consequências e algumas delas graves, mais tarde. Se as senhoras quiserem ficar mais bonitas, elegantes, o meu conselho será fazer uma dieta equilibrada e muito desporto», aconselha.

Apesar da maior parte dos relatos garantir que com o uso deste utensílio regularmente ajuda a que as mulheres percam, de facto, alguns centímetros de cintura, a realidade é que não parecem existir, ainda, estudos e dados concretos sobre isso. Para além da perda de gordurinha, muitos falam no facto destas ajudarem a ter uma melhor postura. No entanto, questionado
pela Maria, o presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia discorda.

«O que posso dizer é que a postura é algo que tem de ser muito trabalhado. Não é por usar a cinta algumas vezes que vai ganhar uma postura correta. Pode ajudar, mas não é uma descoberta milagrosa para este efeito», assume.

«Temos de esperar para ver se estas cintas têm mais malefícios ou benefícios, porque os estudos ainda são poucos em relação a isso e não podemos ser levianos. O melhor é mesmo usar-se com moderação. As mulheres até a podem usar numa festa por uma questão de autoestima, chegar a casa e tirá-la, mas não devem de todo usá-la de forma sistemática e por muitas horas. Imagine como o corpo poderá ficar se usar todos os dias dez, 12 horas. Em ortopedia quando usamos cintas no tratamento de fraturas temos um período de desmame e normalmente os pacientes têm depois problemas de postura fraqueza muscular que são posteriormente tratados e acompanhados. O uso excessivo destas cintas pode causar atrofia muscular, por isso há que estar, de facto, atenta. Beleza sim, mas a saúde em primeiro lugar», afirma o especialista.

Texto: Redação Revista Maria

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0