Moda e Beleza

Começou o outono e a queda de cabelo voltou? Saiba quais os alimentos que ajudam

30 Outubro, 2021

queda de cabelo queda de cabelo

Já pensou que a beleza do seu cabelo pode estar diretamente ligada à alimentação e que alguns erros a este nível podem causar o enfraquecimento dos fios?

A média de vida dos nossos cabelos é de dois a seis anos. Uma queda diária de 50 a 100 fios é normal e a sua renovação faz-se ao mesmo ritmo; apenas começa a ser preocupante se os cabelos perdidos forem muito superiores a estes valores. A hereditariedade, as alterações hormonais, o uso de medicamentos (quimioterapia, anticoagulantes, etc.), a carência nutricional – provocada por uma alimentação pobre em vitaminas do complexo B, zinco, ferro e proteínas – e o stress são algumas das causas para este fenómeno.

Tratamento adequado

Este ano, o verão chegou ao outono e com os raios solares, o cloro e a água salgada, os cabelos ficam fragilizados e têm tendência a criar pontas “espigadas”, caindo com mais intensidade. Assim que chegarem os dias frios e o vento, o cabelo torna-se mais quebradiço e as glândulas sebáceas – que são ativadas pelo calor – não conseguem garantir a lubrificação necessária para manter a beleza natural dos fios, cabendo a si dar-lhes as armas certas para continuarem saudáveis.
Opte por não agredir o cabelo, usando uma boa escova e elásticos e ganchos que não o danifiquem. No mercado existem produtos que podem solucionar o problema da queda. No entanto, se esta persistir, deverá consultar um dermatologista, para analisar o estado do bolbo capilar e saber qual o tratamento certo.

Alimentos que ajudam a fortalecer

Já pensou que a beleza do seu cabelo pode estar diretamente ligada à alimentação e que alguns erros a este nível podem causar o enfraquecimento dos fios?
– A queda de fios pode estar relacionada com a falta de uma proteína, a queratina. Assim, para manter a beleza, a força e a vitalidade, e prevenir a queda, tome nota:
– Faça uma alimentação à base de legumes, verduras e cereais;
– Ingira bastante água;
– Evite o excesso de vitamina A;
– Quanto a peixe, prefira salmão, sardinha, atum e cavala;
– Inclua no seu plano alimentar amêndoas, figos e tâmaras;
– Ingira leite, iogurtes, ovos e queijo;
– “Corte” com os produtos que têm cafeína, chocolate e gorduras saturadas;
– Evite o tabaco.

 

Leia ainda:

CORTE DE CABELO: INSPIRE-SE NAS NOSSAS FAMOSAS PARA UM LOOK DIFERENTE

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 2 | 0