Moda e Beleza

Dieta antirrugas: Alimentos que garantem uma pele mais jovial

28 Novembro, 2020

Pronta para a dieta antirrugas? Se pensa que pode contrariar os sinais do tempo apenas com cremes, engana-se. Os alimentos também são importantes.

Talvez nunca tenha ouvido falar na dieta antirrugas. No entanto, por certo já lhe disseram que “somos aquilo que comemos e bebemos”. Uma alimentação correta tem o poder de nos manter jovens durante mais tempo e a pele é o reflexo mais óbvio dessa verdade. O que colocamos no nosso prato é mais poderoso do que o melhor cosmético, que irá apenas atuar à superfície, mas não previne verdadeiramente as rugas.

Dieta antirrugas

Assim sendo, vamos mostrar-lhe o que deve comer para continuar a ter uma pela lisa, hidratada e firme por mais anos.

Radicais livres

É fundamental conseguir parar os radicais livres que se formam no organismo. Radicais livres são moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a associar-se de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Em excesso, estas moléculas podem ser tóxicas para o organismo, o que se reflete sobretudo na pele do rosto. Neste sentido, os alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, e os flavonoides, como o mel e os vegetais de folha verde, são particularmente eficazes em desintoxicar o organismo.

Silício

Trata-se de um mineral muito utilizado em produtos de beleza, pois ajuda a manter a pele firme e os cabelos e as unhas bonitos e saudáveis. Por este motivo, deverá aumentar a quantidade de alimentos ricos em silício na sua alimentação diária. Para tal, aposte nos cereais integrais, sementes, alho-francês e espinafres.

Um aliado inesperado

Para contrariar as infames rugas de expressão é necessário prolongar o mais possível a elasticidade da pele. Para tal, é importantíssimo consumir aminoácidos, presentes na carne, nos ovos e no pescado. Mas o que não pode mesmo faltar na sua dieta são as batatas. Ricas em cobre e zinco, ajudam na formação de fibras elásticas da pele.

Ácidos gordos

Uma dieta rica em ómega 3, gordura presente sobretudo no peixe gordo e nos frutos secos, tem propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no tratamento e na prevenção de doenças de pele. Por ser capaz de diminuir a inflamação celular em todas as camadas da pele, o ómega 3 reduz a vermelhidão, as rugas e a perda de tónus, fatores que danificam a pele e a tornam menos atraente.

Probióticos

Alimentos à base de leite fermentado, como o kefir, por exemplo, diminuem a
inflamação crónica e o stress oxidativo. São muito ricos em vitaminas do complexo
B e vitamina K, que regulam o sistema renal e atuam como antioxidantes.

Os piores inimigos

• As fibras de colagénio garantem a firmeza da pele, mas têm um grande
inimigo: o açúcar, sobretudo o refinado.
Evite alimentos com açúcar adicionado.
• Evite o álcool e o tabaco, que aumentam os radicais livres e deformam as fibras de colagénio.
• Use protetor e creme hidratante para diminuir os danos provocados pelo sol, vento e poluição. por exemplo, diminuem a inflamação crónica e o stress oxidativo. São muito ricos em vitaminas do complexo B e vitamina K, que regulam o sistema renal e atuam
como antioxidantes.

Leia mais
Atenção mulheres maduras! Dicas para maquilhar pele com rugas
Dieta volumétrica: a nova forma saudável de perder peso!

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0