Moda e Beleza

Diferença entre desmaquilhante, tónico e água micelar

17 Novembro, 2020

beleza desmaquilhante

Os termos não lhe são desconhecidos, mas tem a certeza que os domina? Se não os diferencia, perceba melhor como funcionam os três produtos que ajudam a limpar a pele do rosto.

Os rituais de beleza têm muito que se lhe diga. Antigamente, lavava-se o rosto, secava-se, aplicava-se um hidratante e estava feito! Mas agora já não é bem assim… Era quase como varrer a casa (que levanta o pó todo) em vez de a aspirar. Percebe?

Paralelismos à parte, no fundo, os especialistas começaram a defender que aqueles dois passos tradicionais não eram suficientes, nem tão-pouco benéficos para a saúde da pele. Por isso, como resposta ao problema, desenvolveram produtos específicos que cumprem a função pretendida: uma limpeza completa. Surgiram, assim, o desmaquilhante, a água micelar e o tónico.

A nossa revista, que gosta de lhe simplificar a vida, faz-lhe o resumo da matéria dada e dá-lhe as ferramentas necessárias para decidir de que forma será a sua rotina de limpeza do rosto, a partir de agora.

Desmaquilhantes

É o produto mais antigo, que fala por si só. Desmaquilha o rosto, removendo toda a pintura. Na limpeza, deve ser o primeiríssimo passo, aquele que antecede até a lavagem da pele. Dentro dos desmaquilhantes, existem três tipos:

 Os lenços, ideais para serem transportados dentro da mala, estão sempre à mão e, num instante, oferecem um resultado bastante eficaz;

 Os bifásicos, extremamente oleosos, especialmente indicados para a região dos olhos, a zona mais delicada, tanto para maquilhar, como para desmaquilhar. Como têm propriedades específicas, são potentes, conseguem remover tintas à prova de água e tiram qualquer vestígio em pouquíssimas passagens.

 Os cremosos, que se aliam, na generalidade, a propriedades hidratantes e oferecem um dois em um muito interessante. Para quem gosta de um ritual simples de limpeza, estes serão o tipo de produtos mais indicados. De salientar, porém, que são ideais para pele secas e uma opção a evitar se a sua pele for oleosa.

Tónico

A génese da palavra já sugere que tonifica a pele. Portanto, não há dúvidas quanto ao seu papel. Deve ser usado como último passo, uma vez que complementa e finaliza a limpeza do rosto. Mas, afinal, o que é isto de tonificar?… No fundo, é reequilibrar o pH da pele, que se deixou afetar, invariavelmente, pelo conjunto de fatores, que acabara de sofrer: a maquilhagem, a poluição e o stress. Além de tudo, fecha os poros e prepara o rosto para a receber o hidratante, facilitando o seu desempenho. De que forma é que atua? Limpa, restabelece, equilibra, repara, revitaliza e intensifica a luminosidade natural do pele, dando-lhe um ar tratado e saudável.

Água micelar

Começou a surgir no mercado há uns anos e tem a fama de fazer tudo e de substituir uma série de passos! Assim, é um aliado a ter em conta se é daquelas pessoas que não gosta de perder muito tempo com rituais de beleza. O produto é realmente eficaz e, para além de desmaquilhar, ainda cumpre o papel de ónico. O que a difere do desmaquilhante tradicional, são as micelas contidas na solução, que agem como ímanes e capturam as impurezas mais profundas e o excesso de oleosidade.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0

 
Top