Moda e Beleza

Maquilhagem para brilhar com óculos

22 Março, 2020

Muitas mulheres ainda sentem dificuldade em realçar os melhores atributos do rosto por terem de usar óculos. A nossa colaboradora Paula Lage explica-lhe a forma certa de usar a maquilhagem.

Se usa óculos, o facto de sofrer de miopia ou de astigmatismo é decisivo na escolha da sua maquilhagem. Os óculos de quem sofre de miopia fazem com que os olhos pareçam pequeninos. No caso do astigmatismo, os olhos parecem sempre maiores do que são. E quanto mais elevado for o número de dioptrias, tanto maior será o efeito. Não se esqueça por isso de uma regra básica: deve adaptar a maquilhagem ao formato dos seus olhos. Se tem olhos grandes e redondos e usa óculos para astigmatismo, que ampliam, a maquilhagem é realçada pelas lentes, pelo que deverá corrigir os olhos grandes e redondos. Com lentes para miopia, que reduzem, os olhos grandes e redondos parecem mais pequenos. Neste caso, não é necessário proceder à maquilhagem corretiva.

Tipo de lentes

Espelhadas: absorvem muito a cor, pelo que o contraste claro-escuro da maquilhagem terá de ser mais forte do que para as lentes que não são espelhadas.

Coloridas: dão um aspeto diferente à maquilhagem dos olhos.

Azuladas: reduzem, por exemplo, a percentagem de azul nas cores.

Acastanhadas: suavizam todos os tons e faz com que percam intensidade.

Regras básicas:

* As sobrancelhas devem estar sempre bem cuidadas, pois destacam-se mais quando usamos óculos.

* Se tem olheiras profundas, deve disfarçá-las com corretor e  evitar o rímel nas pestanas inferiores.

Se sofre de astigmatismo…

Uma vez que os olhos parecem maiores com lentes para astigmatismo, é preferível usar cores médias a escuras, em particular cores com um efeito atenuante, mate. Os tons brilhantes seriam ainda mais intensificados, dando um aspeto artificial à maquilhagem. Aplique uma linha fina de eyeliner sobre a linha de água ou acentue as pestanas inferiores com um pouco de rímel. Atenção: o rímel deve ser aplicado com muito cuidado, caso contrário, o rímel mal distribuído salta logo à vista.

Se sofre de miopia…

Com lentes para corrigir a miopia, os olhos parecem bem mais pequenos e discretos. As sombras de olhos claras e brilhantes aumentam o olho. Se acentuar a dobra da pálpebra com um tom escuro, os olhos parecem maiores e ainda mais abertos. Para um olhar intenso é aconselhável escurecer a base das pestanas para aumentar a sua densidade. Neste caso, é preferível não recorrer ao eyeliner, o que reduz o tamanho dos olhos. Aplique uns pontos de luz sob as sobrancelhas, o que levanta o olhar, e aplique uma boa camada de rímel tanto nas pestanas superiores como nas pestanas inferiores.

Maior destaque

Se é fã de uma maquilhagem mais colorida e acha que os óculos são um obstáculo a poder brilhar, experimente estes truques:

– Opte por um eyeliner de cores vivas como rosa, azul ou verde, que ficam bem agora que a primavera está a chegar. Se for mais ousada experimente os traços em tons metalizados.

– Deixe de lado o famoso traço “gatinho” ao realçar o canto do olho e descubra traços mais ousados para que se vejam de fora dos óculos.

– Se nas festas costuma aplicar pestanas postiças mas incomoda-a que toquem nas lentes, experimente usar um revirador de pestanas para conseguir uma maior amplitude. Aplique depois duas ou mais camadas de rímel para pô-las no sítio desejado.

– O maior destaque pode ser dado nos lábios já que os olhos acabam por ficar mais discretos. Use um batom ou gloss de cores vibrantes.

Por: Paula Lage, “Esteticista/cosmetologista; Formadora no I.E.F.P. Maquilhadora profissional, Sócia-gerente atelier Paula Lage”

Pode adquirir a Revista Maria aqui

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top