Moda e Beleza

Não deixe que as estrias marquem a sua pele. Aposte na prevenção!

21 Outubro, 2020

As estrias instalam-se nos seios, braços, ancas, barriga e pernas, deixando marcas impossíveis de eliminar. Saiba o que deve fazer para evitá-las.

Apesar da pele ser um tecido muito resistente, formado ao nível da derme por fibras elásticas (colagénio e elastina), quando é sujeita a pressões anormais, rompe-se e dá origem a cicatrizes designadas por estrias.

Este processo ocorre nas zonas em que o corpo é sujeito a variações de peso e em que a pele não tem tempo de se adaptar. Quando as fibras não resistem ao esforço, rompem e gera-se uma inflamação a nível subcutâneo, que no exterior assume primeiro o aspeto de linhas finas e avermelhadas, mas com o passar do tempo, e quando não tratadas, aumentam de comprimento e largura e ficam esbranquiçadas.

A barriga e os seios são as zonas mais afetadas pelas estrias, mas também ancas, nádegas, pernas e braços. Existem dois períodos de risco na vida da mulher: Na adolescência, a elevada produção de estrogénios e de progesterona fragiliza as fibras elásticas, tornando-a propensa ao aparecimento de estrias; mais tarde, na gravidez, quando não há um cuidado de hidratação intensivo, a pele da barriga e dos seios não tem elasticidade para acompanhar o crescimento.

É fundamental usar um antiestrias ou creme gordo, logo no início da gravidez, mas não aplique nos mamilos, para não sensibilizar a pele. Dietas ioiô e desportos mais violentos também podem pôr a pele em risco.

Cuidados obrigatórios

Se ainda não tem estrias, use diariamente um creme hidratante emoliente adequado ao seu tipo de pele. Aplique-o especialmente a seguir ao duche.

• Evite usar roupa muito apertada, que não deixa a pele respirar.
• Faça duches regulares de água fria, para ativar a circulação sanguínea, e exfoliações
regulares a todo o corpo.
• No duche diário, evite a água muito quente, porque prejudica a circulação.
• Alimentos ricos em vitamina C, que contém ácido retinoico, são um poderoso regenerador das fibras. Consuma-os regularmente.
• Beber água hidrata a sua pele por dentro. Ingira pelo menos dois litros por dia.
• Se fizer exercício regular, conseguirá evitar o aparecimento da celulite, outro dos problemas que contribuem para o desencadear do aparecimento das marcas.
• Consulte um dermatologista se já lhe apareceram as primeiras estrias.
• O médico deverá recomendar um creme à base de óleos vegetais e vitaminas,
de lactato de amónio ou ácido retinoico, com resultados provados nas estrias mais suaves. Aplique-o duas vezes por dia através de uma massagem e não abandone o tratamento.
• Pode usar um creme corretor que disfarça as cicatrizes, caso sejam visíveis, por exemplo no decote, através de uma coloração ligeira.

Tratamentos estéticos

Existem tratamentos realizados em clínicas de estética que têm demonstrado bons resultados na atenuação das tão odiadas linhas:
MICRODERMOABRASÃO: Mais eficaz na atenuação das marcas mais recentes, consiste numa exfoliação feita na linha da estria através de uma pequena lixa de
diamante que permite que o tecido danificado dê lugar a um novo tecido com as fibras de colagénio intactas, verificando-se uma autorregeneração da pele.
MESOTERAPIA: É realizado através de microinjeções de vasodilatadores ao nível subcutâneo, diretamente nas fibras que foram afetadas. Os produtos injetados vão preencher os sulcos, estimulando mais uma vez a elasticidade e favorecendo a circulação sanguínea.
PEELING: Utiliza a aplicação de elevadas quantidades de ácido retinoico diretamente na estria, removendo as células cutâneas “estragadas”. Para casos mais difíceis, pode recorrer-se ao fenol ou ao ácido tricloroaceico.
LASER CO2: Através da emissão de ondas de luz, o laser atua à superfície e nas camadas mais profundas da pele. A regeneração começa do interior da derme com a formação de novas fibras de colagénio. As estrias são disfarçadas e começam a ficar mais finas.

Leia mais
Como disfarçar manchas, estrias e celulite das pernas? Conheça os truques da maquilhagem!

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0