Moda e Beleza

SOS beleza: Seis erros do dia-a-dia que prejudicam a pele a curto prazo

18 Julho, 2021

Beleza

Tome nota dos erros que a maioria das mulheres comete na rotina diária de beleza e que agridem a saúde da pele a curto prazo.

Sabemos que uma pele desprotegida é mais sensível às doenças e a um envelhecimento prematuro. E os erros diários que muitas mulheres cometem a nível de beleza são muitos. Lembre-se de que há inúmeros agentes nocivos, como os micro-organismos, substâncias químicas, agressões mecânicas, condições climatéricas extremas, raios solares, entre outros.

Para lá da higiene diária, hidratação e proteção solar, é fundamental o conhecimento do nosso tipo de pele: oleosa, seca, normal ou mista, bem como saber se a pele é sensível, porque a sensibilidade pode afetar todos os tipos de pele, assim como a desidratação. Assim, para além da alimentação equilibrada e dos hábitos saudáveis, devemos saber também o que não fazer para evitar prejudicar a saúde do maior órgão do corpo humano.

Duches muito quentes

Tomar banhos demasiado quentes pode comprometer a saúde da pele. A água deve estar morna para evitar que a cútis fique excessivamente irritada ou seca. Por outro lado, o sabonete ou o gel/creme de banho a utilizar deve ser não abrasivo para não eliminar o óleo natural que a pele tem.

Esfoliação excessiva

Ao fazermos demasiadas esfoliações corremos o risco de agredir a pele do rosto. Os especialistas dizem que o esfoliante pode levar à descoloração, especialmente, em peles escuras. Embora dependa muito do nosso tipo de pele e não seja consensual, alguns recomendam o uso de um esfoliante suave uma vez por semana, se não houver alergia, vermelhidão ou sensibilidade.

Sair de casa sem protetor solar

Já todos sabemos isto, mas quantos de nós o fazemos? No verão, sobretudo na praia, devemos usar chapéu e procurar estar à sombra, mas usar um protetor solar de alta eficácia é obrigatório! No entanto, até no inverno é necessário colocá-lo, pois a radiação solar existe, apenas não se vê. O cuidado com a exposição solar é fundamental, especialmente para quem toma pílulas anticoncecionais orais, porque o “conjunto” pode ser prejudicial para a pele.

Comer alimentos com índice glicémico elevado

São tão bons, mas pouco saudáveis. Pães, massas e doces devem ser afastados da nossa alimentação habitual, se queremos ter uma pele bonita e jovem. Os especialistas dizem: se não é bom para o coração, não é bom para a pele. É preciso comer de tudo com moderação e nas horas certas.

Uso incorreto de produtos antienvelhecimento

Condições preexistentes de acne ou eczema, assim como o velho hábito de espremer espinhas podem deixar manchas escuras na pele. Segundo os especialistas, os derivados de vitamina A, que ajudam a aumentar a produção de colagénio (proteína fundamental na estrutura da pele) ou que diminuem a sua perda, podem ser particularmente irritantes para a pele das pessoas de cor. Para usar qualquer tipo de creme ou gel, deve ser sempre consultado o dermatologista, a fim de identificar qual é o melhor para o nosso caso.

Não tirar a maquilhagem à noite

É um erro que a maioria de nós comete. Chegamos cansadas, exaustas e o que apetece mesmo ao fim do dia é ir para a cama. Mas não pode ser! Desmaquilhar sempre! Se juntarmos a tudo isto stress, tabaco, alterações hormonais e poluição, temos a combinação perfeita para atrasar o processo de renovação celular.

Leia mais
Sabe lavar bem o cabelo? Tome nota dos dez erros a evitar

Texto: Redação Maria

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0