Nacional

2 milhões de euros doados a bebé Matilde investigados pelo Ministério Público

30 Julho, 2020

A família da bebé Matilde terá recebido 2,5 milhões de euros em doações. A quantia está sob investigação do Ministério Público.

Estávamos no verão de 2019 quando Portugal conhecia o caso da bebé Matilde, hoje com 16 meses, que sofre de uma doença rara, Atrofia Muscular Espinhal tipo 1, e que precisava de um medicamento vindo dos Estados Unidos para sobreviver. No entanto, para o obter, eram precisos cerca de dois milhões de euros.

Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes receberam, na altura, a menina e os pais no programa da TVI Você na TV!. Perante esta exposição, instalou-se uma verdadeira onda de solidariedade no nosso País. A bebé tomou o medicamento comparticipado pelo Estado, mas os os portugueses que abraçaram esta causa e que doaram o dinheiro pretendido também quiseram saber onde está o valor doado.

Sabe-se agora que todo o dinheiro doado à família da bebé Matilde, que terá sido mais de 2,5 milhões de euros, está sob investigação do Ministério Público, avança o Correio da Manhã. «Confirma-se a existência de inquérito que corre termos no DIAP de Lisboa. O mesmo encontra-se em investigação e sujeito a segredo de justiça», garante a PGR que não esclarece, no entanto, que crimes estão a ser investigados.

Matilde nasceu em 2019 e aos dois meses de idade foi diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1, uma doença rara que afeta apenas 110 pessoas em Portugal, sendo que 80 delas são crianças. O tipo 1 da AME é a forma mais grave da doença.
O tratamento mais promissor para esta doença chama-se Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo que tem um valor de quase dois milhões de euros. Face a este cenário, os pais da menina decidiram pedir ajuda aos portugueses. O casal criou uma página no Facebook, a 12 de junho de 2019, chamada «Matilde, uma bebé especial», onde apelou a donativos que se acumularam. Mas o Estado acabou por suportar os custos do tratamento de Matilde.

Continue a ler aqui

«O que é feito do dinheiro?», questionou Goucha em dezembro

A quantia dos dois milhões de euros foi angariada em menos de 15 dias. «Nunca achámos que fosse possível. Vamos ser eternamente agradecidos. Obrigado!», agradeceu, emocionada, a mãe da pequena Matilde, em dezembro durante uma conversa com Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes.

Recorde-se que o SNS ofereceu, entretanto, o medicamento de Matilde e de outra bebé que padece da mesma doença, Natália, que, segundo Carla, também tem tido resultados positivos.

Os pais da menina receberam mensagens menos positivas nas redes sociais. «Estávamos preparados para tudo, menos para algumas mensagens que recebemos», atirou a jovem. «Orgulho-me de todos os portugueses que ajudaram. Os que não quiseram ajudar estão no seu direito. Mas tenho vergonha daqueles que não ajudaram e ainda criticam», atirou  Manuel Luís Goucha.

Para colocar um ponto final na polémica, o apresentador perguntou: «O que é feito do dinheiro?». «Temos ajudado outros bebés que sofrem de outras doenças raras. O dinheiro também tem sido usado nos tratamentos da Matilde. Mas queremos criar uma fundação. Acreditamos que a Matilde nasceu com uma missão», sublinhou Carla.

Veja ainda: Casal que perdeu filho de seis meses deixa recado aos pais da bebé Matilde
Texto: Joana Ferreira e Ivan Silva; Fotografias: reprodução redes sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0