Nacional

A declaração de amor do namorado de Clara de Sousa que deixou a jornalista «atrapalhada»

25 Outubro, 2019

Fernando Esteves, o atual namorado de Clara de Sousa, fez uma autêntica declaração de amor à jornalista da SIC, durante a apresentação do seu novo livro.

Clara de Sousa foi apanhada de surpresa durante a apresentação do livro lançado pelo namorado, Fernando Esteves,«Viral: A Epidemia de Fake News e a Guerra da Desinformação», esta quinta-feira, dia 24 de outubro, na FNAC do Chiado, em Lisboa.

Fernando Esteves que já se tinha declarado à namorada, há um ano, na página oficial do seu Instagram, altura em que o casal assumiu o romance. «Estamos juntos», escreveu o jornalista na legenda de uma fotografia onde apareciam abraçados. E, agora voltou a fazer uma autêntica declaração de amor à pivô da SIC.

Depois de apresentar o seu mais recente livro, Fernando Esteves fez questão de deixar uma mensagem especial à namorada que assistiu ao lançamento da obra na primeira fila e com um olhar muito atento, do início ao fim.

A declaração de amor que apanhou Clara de Sousa de surpresa

«Queria agradecer muito à Clara que foi absolutamente determinante nesta mudança da minha vida», afirmou o jornalista no momento em que finalizava a apresentação da obra.

A declaração desencadeou um rasgado sorriso na pivô que não esperava estas palavras por parte do namorado. Em entrevista ao site da revista Maria, Clara de Sousa confirmou que foi apanhada de surpresa. «Fiquei atrapalhada», confessou a jornalista.

«Acima de tudo, se ele acha que é importante dizê-lo, acho que deve dizê-lo. Não devemos ficar com as coisas ‘presas’… Não estava à espera porque ele não me disse mas, se ele sentiu que era importante dizê-lo, eu fico obviamente feliz com isso», referiu a jornalista.

A relação da pivô da SIC com o jornalista dura há cerca de dois anos, mas o casal sempre primou pela discrição.

Jornalista faz questão de apoiar os projetos do namorado

O livro lançado pelo jornalista teve o apoio permanente da pivô que faz questão de estar ao lado do namorado em todos os momentos, incluindo nos projetos profissionais.

Atenta ao fenómeno jornalístico abordado no livro do namorado, «a desinformação e as fake news», Clara de Sousa esteve sempre ao lado de Fernando Esteves, no lançamento deste projeto que pretende esclarecer os cidadãos sobre a veracidade da informação.

«Assim que o Fernando falou nisso, eu achei que era uma ideia extraordinária e que ele ia preencher um vazio que tínhamos em Portugal… E portanto, estive sempre ao lado dele, a dar-lhe força para superar todas as dificuldades que ele encontrou pelo caminho», disse a jornalista.

«O nosso trabalho no dia-a-dia é esclarecer as pessoas»

Clara de Sousa aproveitou também a ocasião para alertar para o papel dos jornalistas no combate à propagação das fake news. «Somos jornalistas. O nosso trabalho no dia-a-dia é, obviamente, esclarecer as pessoas e ‘desmontar’ estes esquemas que são muito perigosos, como dizia o Fernando, para a democracia», alertou ainda a jornalista.

Fernando Esteves também falou da importância de haver literacia mediática e de ensinar as pessoas, sobretudo as camadas mais jovens, a reconhecer as fake news que circulam na Internet, nomeadamente, nas redes sociais.

«Quem controla a verdade é quem está nas redes sociais – 60 por cento da informação que as pessoas comuns consomem vêm das redes sociais. Os influenciadores dos jovens de hoje têm um poder tremendo, pela positiva e pela negativa, e nos temos de dar às crianças e aos jovens os instrumentos certos para que eles possam lidar com estes impactos informativos», defendeu o jornalista.

O livro que Fernando Esteves acaba de lançar «Viral: A Epidemia de Fake News e a Guerra da Desinformação» surge como um complemento de «um projeto maior» da sua autoria, «o Polígrafo», um projeto jornalístico lançado online que tem como principal objetivo apurar a verdade no espaço público.

Para além da namorada, Fernando Esteves contou com a presença do filho Rodrigo, de 8 anos, e de vários amigos e colegas de profissão. A escritora Margarida Rebelo Pinto e o comentador Marques Mendes foram algumas das figuras públicas também presentes.

Veja também: Clara de Sousa eleita Melhor Jornalista/Apresentadora: «Às vezes, trabalhamos quase doentiamente»
Texto: Sofia Santos Cardoso | Fotos: Paula Alveno

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top