Nacional

Alexandra Lencastre magoada: «Já perdi papéis por estar mais velha»

12 Fevereiro, 2019

Alexandra Lencastre tem 53 anos e já sentiu o peso da idade na profissão que tem. A atriz, que é uma das mais talentosas e requisitadas para trabalhar, já perdeu papéis por causa da idade.

 Alexandra Lencastre, 53 anos, é uma das atrizes portuguesas mais requisitadas para trabalhar. Considerada por muitos uma sex symbol, a atriz não se inibe de se assumir tal com é. Defende que a mulher deve corrigir imperfeições quando sente que elas existem no corpo e fala abertamente sobre qualquer assunto. E, sem papas na língua.
A atriz, que é um dos pesos pesados da TVI quando se fala de representação, admite que a idade já começa a pesar na hora de decidir que personagens vai interpretar. «Nós atores somos muito pressionados com a idade, porque começamos a perder a oportunidade de fazer determinados papéis. Isso sim é triste e dói», revela, admitindo que já sofreu isso na pele.
«Já senti isso, já perdi papéis por estar mais velha e também já fui avó muito cedo, o que me irritou muito cedo», brinca, assumindo de seguida um tom mais sério. «Mexe comigo, tendo o privilégio de estar numa profissão que gosto, que escolhi e que tem imensa longevidade, mas às vezes estes pequenos cortes, magoam um bocadinho», desabafa.

«Temos de nos manter em forma»

Questionada que papel perdeu por ter 53 anos, Alexandra pede descrição. «Não posso dizer porque é segredo e é recente. Mas tocou-me. Em todo o caso isto dá que pensar, temos de nos manter em forma e cuidarmo-nos», alerta.
Alexandra Lencastre recorda-se dos tempos em que a idade era um posto. «Houve uma altura em que se entrava no Teatro Nacional e que só a partir dos 40 anos é que se podia fazer protagonistas, as Ofélias e Julietas eram interpretadas por atrizes de 40 anos. Neste momento é ao contrário», lembra.
Alexandra Lencastre está de pedra e cal na TVI, é jurada em Dança Com As Estrelas e tem uma rubrica no Você Na TV. Quanto a voltar a fazer novelas, a atriz ainda não tem novidades. «Está tudo muito em aberto, adorava voltar a trabalhar com Rui Vilhena (autor da novela que vai começar a ser gravada depois do verão), e também gosto de Maria João Mira (autora da novela que será gravada antes do verão)».
Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Marco Fonseca

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0