Nacional

Anna Westerlund. Mulher de Pedro Lima confirma suicídio: “Entrou numa depressão galopante”

14 Setembro, 2021

Anna Westerlund. mulher de Pedro, confirma morte do ator por suicídio, na sequência de uma "depressão galopante, violenta e rápida". O amor não o salvou.

Pedro Lima morreu há um ano e a mulher, Anna Westerlund, deu a primeira entrevista a Manuel Luís Goucha nesta terça-feira, 14 de setembro, no “Goucha”. Numa conversa “em carne viva”, a ceramista confirmou que o artista cometeu suicídio devido a uma “violenta depressão”, um facto falado, mas não oficialmente dito, embora a causa de a morte ter sido afogamento.

“Eu acho que ele morreu de suicídio, no sentido que ele estava doente”, confessou a ceramista. “Quando falamos da depressão e do suicídio dizemos que a pessoa se suicidou. Eu acho que as palavras têm muita força. Digo que o Pedro morreu de suicídio porque o suicídio é uma consequência de uma doença mental”, acrescentou a mulher de Pedro Lima.
E continuou: “Acho que ninguém escolhe ficar deprimido (…) O Pedro tinha gavetas com demónios lá dentro, como todos temos, e criou-se a tempestade perfeita”.

A par da profunda depressão que assombrava Pedro Lima, o isolamento provocado pela pandemia da covid-19 piorou ainda mais o estado de alma do ator. “O isolamento que todos tivemos sujeitos mexeu muito com ele, entre outros episódios. Ele entrou numa depressão galopante, de uma forma violenta e rápida”, disse, caraterizando-o como um “homem feliz, mas com coisas complexas do passado, com inseguranças”.

No decorrer da conversa, Anna Westerlund revelou ainda que o rosto da TVI estava a ser acompanhada por um psicólogo, mas que o tratamento escolhido não estava a ter o efeito desejado.  “O Pedro quando procurou ajuda sabia que não estava bem”, confessou. Porém, “acho que a medicação piorou o cenário”.

Anna Westerlund: “O amor não salva tudo”

Antes da morte de Pedro Lima, a ceramista, que se apercebia do pesado estado de espírito do companheiro, confrontou-o sobre a possibilidade de este cometer o suicídio.
“Eu e o Pedro falámos disso dias antes e eu perguntei-lhe se lhe passava pela cabeça. Ele respondeu-me, olhos nos olhos, que não. Eu acreditei. O Pedro não era um mentiroso. Mas a verdade é que o amor não salva tudo”, confidenciou em direto.

Pedro Lima e Anna Westerlund iam casar-se no decorrer de 2021, no mesmo ano que o ator completaria 50 anos. Sem conseguir realizar este desejo, Anna aproveitou as cerimónias fúnebres para lhe dedicar os seus votos de casamento.

“Na cerimónia eu escrevi os meus votos de casamento e sinto que os li para ele. No dia a seguir eu fazia anos. Uma amiga minha de infância disse-me logo que ia levar-me um bolo”. Apesar de não o querer receber, o bolo dizia ‘casamento’ em sueco. “Pode ser uma coincidência. Eu senti que o Pedro ouviu os meus votos e que a nossa ligação se mantinha”, rematou.

Goucha não conteve a emoção e ficou lavado em lágrimas 

Pedro Lima foi encontrado morto na praia do Abano, em Cascais, no dia 20 de junho de 2020. Além da mulher, Anna Westerlund, o ator deixou cinco filhos: João Francisco, de 21 anos – fruto da sua ex-relação com Patrícia Piloto – Emma, de 15, Mia, de 12, Max, de nove, e Clara, de três.

Texto: Carolina Sousa Fotos: Divulgação TVI

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0

 
Top