Nacional

Apresentadora Sara Santos reage após médico ser acusado de negligência pela morte da filha

23 Janeiro, 2022

Sara Santos perdeu a filha Jéssica, em 2018, às 30 semanas de gestação. O médico José Sacramento Sousa foi acusado pelo Ministério Público de negligência.

Sara Santos perdeu a filha, Jéssica, a 6 de fevereiro de 2018 às 30 semanas de gestação. A bebé esteve mais de três horas a agonizar na barriga da mãe e já nasceu morta. Em julho do mesmo ano, a ex-apresentadora da SIC avançou com um processo-crime contra o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e ao médico que assistiu ao parto.

Segundo uma publicação diária, o Ministério Público de Setúbal acusou o médico José Sacramento Sousa, de 74 anos, por negligência e por omissão. De acordo o despacho de acusação, o obstetra conhecia o “caráter proibido da sua conduta” e “não se inibiu de a levar a cabo”, cita o CM.

A comunicadora deu entrada na unidade hospitalar com contrações. Os exames feitos na admissão mostraram que a bebé estava em sofrimento, mas a operação só ocorreu três horas depois. O Ministério Público acusa o profissional de saúde de ter prolongado a situação e uma cesariana de urgência poderia ter salvo o feto.

Sara Santos quer que o médico seja punido com uma pena prisão efetiva. Nas redes sociais, a antiga apresentadora já reagiu: “Finalmente, ao final de quatro anos saiu a acusação esperada. Esta, não foi de todo uma surpresa. (…) É vergonhoso, que até à data a Ordem dos Médicos ainda não se tenha pronunciado. Este homem continua a exercer, mesmo perante todos os factos e provas apresentadas”, começou por dizer, prosseguindo o seu discurso.

“A última vez que tive uma resposta da Ordem dos Médicos, foi em 2020. O caso encontra-se no Conselho Superior… Até quando? Espero que este seja expulso da Ordem o quanto antes, já devia ter sido. Vou aguardar que o julgamento seja para breve, e conseguir a justiça que tenho vindo a pedir desde o início. Que este homem apanhe prisão efectiva. A justiça tem de ser igual para todos, e reforço que nenhum médico está acima da lei. E por muito que me queiram derrubar, não me vou calar. Aqui estou eu… com muita força para lutar, levar o meu caso até às últimas instâncias, e fazer jus ao nome da minha filha Jessica!”.

A ex-apresentadora da SIC é casada com Carlos André, e tem um filho, Carlos.

Sara Santos diagnosticada com tumor na mama

Sara Santos foi diagnosticada com um tumor na mama e já foi operada. Em novembro passado, a ex-apresentadora da SIC partilhou uma fotografia nas redes sociais, deitada na cama do hospital, e explicou aos seguidores tudo o que aconteceu.

“Quis partilhar convosco o meu estado de saúde há meses. Não o fiz, porque o médico pediu que ficasse calada. Hoje, faço questão de o fazer, não por mim, mas por vocês! Foi-me diagnosticado um tumor na mama”, começou por contar.

A ex-apresentadora da SIC, que conduziu o programa “Vamos Jogar” nas madrugadas do canal, revelou ainda que está a recuperar. “Eu estou bem e sei que vou ficar bem. Quem me rodeia diz que a vida tem sido madrasta para mim. Não o vejo dessa forma. A tragédia pode destruir-nos ou tornar-nos mais fortes. Tornei-me mais forte”, disse, revelando, porém, que teve muito medos antes da operação: “Vou ter que usar aqui o termo, isto porque ainda não existe esse hashtag, confesso que antes da operação #Estavatodacagada com medo de morrer, porque dizem que a maioria do pessoal morre com a anestesia. Os médicos e enfermeiros já não me conseguiam ouvir, acho que até me anestesiaram à pressa! Felizmente, correu tudo bem. Estou pronta para a próxima ronda”.

Texto: Carolina Sousa e Patrícia Correira Branco; Fotos: Redes Sociais 

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0