Notícias e TV

Atores de Terra Brava beijam uma bola de ténis para substituir beijo técnico nas novelas | vídeo

9 Junho, 2020

A pandemia da covid-19 obrigou a um conjunto de medidas no país que afetou o dia a dia de todos. As novelas não são exceção e o beijo técnico deixou mesmo de existir e passou a ser trocado com uma bola de ténis.

Uma bola de ténis. Está desvendado como são gravados os beijos técnicos na novela da SIC, Terra Brava. Mariana Monteiro, que dá vida a Beatriz, mostrou como se faz num vídeo que partilhou depois de simular um beijo com João Catarré, que interpreta Diogo.

No vídeo é possível ver a atriz beijar uma bola de ténis, simulando que João Catarré está deitado numa cama do hospital. Nas imagens que também lhe mostramos na galeria em cima é possível ver o outro lado da cena, ou seja, o ator deitado na cama sem Mariana. A edição e realização vão juntar tudo e no ecrã não iremos perceber que afinal o beijo trocado entre os dois atores, foi afinal com uma bola de ténis.

«A necessidade aguça o engenho! A indústria de ficção portuguesa foi uma das primeiras em todo o mundo a retomar as suas produções de novela! Com segurança, responsabilidade e a descobrir, criativamente, novas formas de gravar, servir os espectadores e garantir o trabalho de muitos. Mariana Monteiro, aquela pergunta habitual: foi beijo técnico? P.S Esta bola foi devidamente desinfectada e não sofreu qualquer sevícia no decorrer das gravações», escreve Daniel Oliveira, director-geral de entretenimento do grupo Impresa, mostrando uma imagem das gravações.

Autora da novela explica o que muda em Terra Brava

Beijos, abraços, apertos de mão ou um simples carinho vão deixar de existir nas novelas, tal como estamos habituados. A pandemia da covid-19 obrigou a reestruturações na história e na forma de trabalhar em cena. A Maria falou, em exclusivo, com a autoras da novela Terra Brava, SIC, Inês Gomes e conta-lhe o que vai mudar nas nossas histórias preferidas.

Leia ainda: Terra Brava: Raul é desmascarado e humilhado em praça pública por Rosete

Inês Simões, autora de Terra Brava, explica como a criatividade está a ser a base para adaptar a história aos tempos de covid-19. «Reescrevemos os guiões de todos os episódios que ainda não estavam totalmente gravados, sempre a pensar na segurança dos nossos actores e de toda a equipa. Retirámos figuração para estarem menos pessoas presentes nas gravações, evitámos cenas com muitas personagens juntas,  alterámos as cenas de pancadaria e as cenas com beijos, abraços e toques entre as personagens», afirma.

Veja ainda: Emoções fortes em Terra Brava: Diogo salva a vida a Tiago | Veja as fotos

Mas então como ficam os namoros em tempos de pandemia? «Vão existir muito menos abraços e beijos, isso é certo. Mas o carinho e o amor vai continuar a existir. As emoções vão continuar a estar lá, só que sem proximidade física. Um olhar até pode ter mais força do que um beijo… Tivemos  de recorrer a toda a nossa criatividade e escrever cenas onde as relações físicas ficam subentendidas. Por exemplo, em vez de vermos os actores aos beijos, temos cenas de sedução onde se mantém o distanciamento entre eles. E temos encontrado soluções muito engraçadas e que acredito que vão resultar», responde Inês Gomes.

Leia também: Quer o Destino: Catarina manda matar Carlos na prisão

Terra Brava não o pode fazer. Inês Gomes explica porquê. «No caso da Terra Brava não era possível porque, como não gravamos os episódios sequencialmente, já tínhamos cenas gravadas de episódios que ainda não estão totalmente fechados. Se assumíssemos a COVID 19 na história, iria aparecer numas cenas e noutras as personagens estariam ainda num mundo pré-pandemia», afirma.

Escrever em tempos de pandemia da Covid-19

Inês Gomes explica que quando as gravações pararam, há dois meses, ainda não havia «noção de como tudo teria de mudar» e que a equipa de escrita não parou de imediato. «Mas a seguir tivemos de parar e reunir (via videoconferência) para planear como iríamos alterar tudo o que estava escrito (por gravar). E depois começámos a fazer essas alterações aos guiões. E foram muitas… Há sempre muita proximidade, muitos beijos e muitos toques entre as personagens», afirma. As gravações começam dia 25, mas o elenco já está a ensaiar.

«O elenco tem estado a ensaiar todas as cenas por videoconferência com a direcção de actores e a coordenação de projecto para garantir que é possível gravar as cenas mantendo a distância entre os actores. Além disso, existe um conjunto de normas, incluído no nosso plano de contingência (semelhante ao da novela Nazaré), designadamente: redução de equipas em plateau; marcações de cena também respeitarão a distância mínima de segurança; não existirão sequer retoques de maquilhagem em plateau; os actores passarão a vestir-se sozinhos, aumentámos também o número de camarins em cada estúdio; fora de estúdio existem vários espaços no exterior para que todos se possam dispersar e evitar aglomerações, criação de espaços extra para refeições dos 2 projectos, separadamente; desfasamentos de horários para evitar contactos; circuito de circulação por estúdio e por equipa», partilha.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Divulgação SIC e TVI

Adquira a sua revista Maria online

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 1