Nacional

Chef Kiko Martins põe os pontos nos «Is»: «Não tenho necessidade de criar mentiras»

14 Março, 2019

Kiko Martins quebra o silêncio sobre a recente bronca galáctica. O chef disse ter participado num concurso promovido pela agência espacial norte-americana mas, afinal, não foi bem assim.

Kiko Martins sobreviveu à polémica em torno do suposto concurso promovido pela NASA e, agora, revela que não se deixou afetar pela tempestade mediática que se sucedeu à ida ao Programa da Cristina, onde falou sobre essa competição.

Ainda revoltado com as notícias e com algumas reações do público, o chef português continua a defender-se: «Eu já disse o que tinha a dizer a verdade é que eu continuo aqui e vou continuar a fazer muitas coisas. Há uma frase muito gira de Nelson Mandela: ‘eu saio sempre a ganhar ou ganho ou então aprendo e neste caso aprendi bastante a ter ainda mais cuidado na forma como falo’».

Sem ligação à NASA

Na emissão do dia 12 de fevereiro d’O Programa da Cristina, o chef Kiko Martins disse ter vencido um concurso promovido pela NASA e que seria ele o autor da primeira receita a ser confecionada em Marte. No entanto, o concurso nunca existiu.

Durante a conversa com Cristina Ferreira, Kiko Martins disse ter participado no concurso, existindo agora a possibilidade de ir à final com outros quatro cozinheiros de todo o mundo para, depois, ser selecionada uma receita que seria enviada para aquele planeta. A notícia foi difundida em praticamente toda a imprensa, com o chef português a falar sobre o assunto em vários meios de comunicação social e até a ter enviado para as redações um press release, intitulado de «É portuguesa a primeira receita que irá ser cozinhada em Marte e é da autoria do Chef Kiko».

Contudo, veio a saber-se que nunca houve qualquer concurso da NASA, nem que sequer alguma agência de exploração espacial tinha convidado Kiko Martins para um concurso gastronómico relacionado com Marte. Houve, sim, uma iniciativa culinária em Saragoça, indiretamente relacionada com o planeta vermelho, mas que fora organizada por entidades espanholas. E o chef português não foi o único vencedor.

Kiko Martins é um dos chefs que faz parte do novo programa da RTP, História da Gastronomia Portuguesa. O formato foi apresentado esta quinta-feira, 14 de março e inclui a participação de nomes sonantes como Ljubomir Stanisic, Nuno Bergonse, Marlene Vieira, Diogo Noronha e Susana Felicidade.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Fotos: Tito Calado

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0