Nacional

Páginas de fãs: Como se ama um ídolo atrás de um computador?

18 Julho, 2019

Não têm posters, nem andam em digressão pelo país atrás dos ídolos. Seguem a par e passo a vida dos seus ídolos através das redes sociais e dedicam-se a eles horas a fio... atrás de um ecrã.

São fãs incondicionais, dedicam horas a fio do seu dia para não perder pitada do que o seu ídolo vai fazendo e levam esta missão de dedicação muito a sério sem pedir nada em troca. Apenas os querem ver felizes e têm como objetivo «transmitir o afeto» que têm pelos seus ídolos, sem nunca comprometer a vida escolar, como fazem questão de salientar.

Ruben, 17 anos, Tiago, 15, Mariana, 17, e Vânia, 18, são os rostos das páginas de fãs, na rede social  instagram, com milhares de seguidores de Cristina Ferreira (88 mil)Isabel Silva (11,4)Rita Pereira (32,4)Lonô (26,4), Kelly Bailey (57.3 mil) e de Sara Matos 91,8), respetivamente. Números que exigiram muito trabalho e dedicação dos seus criadores.

Vânia não quer dinheiro

Vânia terminou o 11º ano e está agora 100 por cento dedicada ao seu amor por Sara Matos. Criou a página saralvesmatos em 2016 e desde aí que lhe dedica em média duas horas de manhã e outras tantas à noite.

“Esta página surgiu na altura em que a Sara estava a gravar a novela Amor Maior em 2016, foi numa altura em que voltei a reaproximar-me do trabalho da Sara, visto que ela estava na TVI e eu desde pequena que não tenho por hábito ver as novelas desse canal. Quando ela mudou para a SIC , achei que era a oportunidade ideal para voltar acompanhá-la, então resolvi criar a página para divulgar o trabalho dela”, explica.

Vânia gere a página sozinha e não quer nada em troca nem nunca aceitaria dinheiro para se dedicar de corpo e alma como se dedica. Das páginas de fãs que existem dentro de personalidades do meio televisivo, esta é a que tem mais seguidores.

Cinco horas diárias

Logo a seguir vem a página de Cristina Ferreira Fãs com 84 mil seguidores. Ruben criou esta página a 10 de junho de 2016. “A Cristina ainda era apresentadora do Você na TV, TVI, neste dia não o apresentou mas foi convidada de Iva Domingues no A Tarde é Sua, para falar da mais recente capa da sua revista. E ao saber da sua presença no programa acompanhei a entrevista  sendo essa mesma a alavanca de criação da página”, partilha o jovem que vive na Margem Sul e que terminou o 12º ano.

Desde esse dia que Ruben está atento a tudo o que se passa na vida profissional e não só de Cristina Ferreira. “Estou na página sempre que possível. No início e até à sua estada na TVI, dedicava cerca de uma hora e meia mas faseada, onde partilhava o look diário do programa Você na TV e depois no Apanha Se Puderes”, começa por explicar. “Quando a Cristina muda para a SIC, passo a dedicar mais tempo à página partilhando várias fotos do programa do dia e publicando outro tipo de fotos do seu dia-a-dia”, diz, explicando que agora o seu tempo sentado em frente ao computador pode variar entre as quatro e as cinco horas diárias “a atualizar os destaques, publicar fotos ou até mesmo pôr gosto nos comentários das pessoas”.

Quer seguir a mesma profissão

Ruben gere ainda a página de fãs de Isabel Silva. Esta com menos seguidores, mas que lhe dá o mesmo gozo. “À Isabel Silva, dedico menos tempo, pois não tem um programa diário, mas sempre que apresenta o Love on Top, o Somos Portugal ou até mesmo o mais recente programa Juntos em Festa dedico-me a 100 por cento. Esta página nasceu a 12 de abril de 2016”, conta o jovem adolescente.

Para Ruben não é difícil gerir as duas páginas, até porque são muito diferentes. “Numa delas há conteúdo novo todos os dias pois tem um programa diário, a outra não, mas publico fotos do dia a dia. Mas importa referir que cada uma tem a sua maneira de trabalhar, a energia, essa é comum nas duas. Não diria que nenhuma delas é difícil de gerir pois quando fazemos as coisas com gosto nada se torna difícil”, assegura. Igual é o fascínio que tem pelas duas apresentadoras, e a forma como ambas trabalham e Ruben quer seguir a mesma profissão”, acrescenta.

«É na Kelly que penso nos dias em que estou mais em baixo»

Mariana é o rosto da página de fãs de Kelly Bailey. Tem 17 anos e é estudante do curso de Humanidades. A adolescente acompanha a atriz desde o seu primeiro projeto, em A Única Mulher e criou a página no dia 26 de setembro de 2017.

«Foi uma pessoa que me cativou, notava-se paixão pela personagem e acho que ela sim é um grande exemplo a seguir, porque lutou pelos seus objetivos, conseguiu uma personagem cedo, de seguida uma protagonista e agora uma antagonista. Acho que não é qualquer um. Mesmo sendo apenas fã, deixa-me feliz saber que ela está feliz, a fazer o que gosta e a evoluir cada vez mais», conta.

Mariana, que quer ser veterinária ou atriz, dedica entre quatro a cinco horas diárias à página que criou. “Venho muito aqui nem que seja só para fazer um story. Depois é o tempo de fazer um vídeo ou outro que leva tempo e dá trabalho… Tive já três páginas dedicadas a pessoas diferentes (Rita Pereira, Jessica Athayde e Mafalda Marafusta) mas não conseguia gerir e acabei por ficar com esta apenas”, partilha a jovem que ainda não teve oportunidade de conhecer Kelly Bailey.

Amor incondicional

A página de fãs de Rita Pereira é gerida por Tiago e nasceu há quatro meses. E também é ele que gere a página de Lonô, o filho da atriz. “Esta página foi a segunda que tive da Rita. Decidi criar esta porque tenho um amor incondicional pela Rita e porque já acompanhava o trabalho dela desde criança e sempre a adorei”, assume o adolescente de 15 anos, que dedica cerca cinco horas por dia à página, durante as férias, e três no período em que tem aulas. “Eu sempre segui a Rita desde pequeno na televisão e mais tarde nas redes sociais. A Rita tem uma ‘magia’ especial, que faz as pessoas gostarem dela”, declara-se.

A página de Lonô é mais recente e foi criada pouco tempo depois do bebé nascer. “Esta conta foi criada para de certa forma não ‘encher’ a minha conta primária de fotos apenas do Lonô, que é somente de apoio a Rita. Não me ocupa tanto tempo porque neste caso, somos duas pessoas e também porque os nossos posts estão dependentes dos posts dos pais, @hyndia e @lal1”, explica.

Só Vânia conhece Sara Matos

Tiago e Ruben não conhecem as suas musas, embora já tenham tentado. Tiago viajou da margem Sul para o Porto para ver Rita Pereira na peça de teatro 39 Degraus, mas quando lá chegou percebeu que não tinha como entrar pois os bilhetes já tinham esgotado. O jovem ficou triste e voltou para casa sem conseguir conhecer o seu ídolo.

Ruben conseguiu ver Cristina Ferreira, mas não conseguiu privar com ela. Contudo, o aspirante a apresentador de televisão não esquece esse dia.

“Foi curiosamente no Festival da Comida Continente 2018, último ano da Cristina na TVI. Não tive oportunidade de privar com a Cristina, pois era uma multidão de gente atrás do palco para lhe poder dar um beijinho, um abraço ou até mesmo uma palavra de alento. Mas a sensação retirada deste dia foca-se no facto de quando a vi pensar: ‘bem mais bonita e jovem ao vivo’, não estou a dizer que ela é feia, ou velha na televisão, antes pelo contrário, mas ao vivo é sempre mais fascinante”, partilha.

Já Vânia não só conhece Sara Matos como tem “centenas de fotos” com a atriz. “Ela chama-me ‘stalker’. Porque sempre que estou com ela, adoro tirar 1001 fotos. Lembro-me da primeira vez que a vi, foi em agosto de 2017, na altura ela fez uma parceria com uma marca de óculos e organizou um encontro de fãs. Fiquei hiper mega feliz, não chorei, estava era ansiosa por vê-la”, admite.

Elas sabem deste amor

Os três jovens dedicam amor sem esperar sequer um like em troca. E há quem já tenha deixado de sair com amigos ou dar atenção à sua vida para amar o seu ídolo. “Já deixei de fazer coisas minhas. Várias vezes abdiquei de sair com amigos ou para ver os seus programas, ou para atualizar a página”, assume Ruben. “Penso que elas retribuem com toda a sua dedicação nos seus projetos, uma vez que os fãs só querem o melhor delas. A Cristina sabe que a página existe, pois ela já chegou a partilhar uma foto publicada nos stories da minha página, e sempre que a menciono, ela vê”, diz.

Dinheiro nunca

Também Tiago tem a certeza, que apesar de não conhecer Rita, ela sabe que ele existe. “A Rita sempre foi presente nas páginas de fãs que tem, deixa o seu ‘like’ sempre que pode”, revela Tiago, garantindo que não recebe dinheiro, dá “apenas amor e dedicação”.

Vânia sublinha que não faz nada sem ser por amor. “Dinheiro nunca! Mesmo que me pusessem essa hipótese nunca irei aceitar. A Rita vai à página quando pode, vem cá dar um saltinho, dar um gosto em algumas publicações. Fico um pouco triste por ela não vir com muita frequência, não vou negar, mas ela trabalha, tem vida para além das redes sociais. Nunca irei cobrar por ela não vir cá à página, porque assim não estou a ser uma fã genuína”, afirma.

Pais não sabem deste fascínio

E se os pais de Ruben, da Mariana e da Vânia sabem que ambos dedicam horas na net a Cristina, Isabel e a Sara, respetivamente, e apoiam, já os de Tiago não fazem ideia que o jovem gere tanto a página de Rita como a de Lonô. “Os meus pais sabem que eu gosto imenso da Rita há imenso tempo mas não sabem que tenho um fanclub. Não preciso esconder, a página está apenas no meu telemóvel. Só acho que não seja preciso contar”, sublinha.

Leia amanhã. no site da Maria, o que dizem Rita Pereira, Sara Matos e Kelly Bailey sobre este amor e dedicação.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Redes Sociais

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0