Nacional

Investigador português acredita que Conan Osíris poderá dar vitória a Portugal

24 Março, 2019

O músico Conan Osíris pode vencer o Festival Eurovisão da Canção e protagonizar um apelo à paz em Israel, defendeu o investigador Jorge Mangorrinha, considerando que 50 anos depois da “Desfolhada” Portugal volta a dar “uma pedrada no charco”.

Conan Osíris «já tem estatuto e visibilidade para protagonizar um apelo de paz», afirmou à agência Lusa Jorge Mangorrinha, autor de vários estudos sobre a Eurovisão, considerando que o «acolhimento do ponto de vista mediático e artístico» que o concorrente português tem granjeado faz dele «um potencial ganhador». A realização do concurso em Israel «é desde logo um fator de polémica, pelo que um país concorrente tem um desafio acrescido para se evidenciar», sustentou o investigador, defendendo que Conan Osíris e a canção “Telemóveis” são uma «boa resposta» a esse desafio.

Conan Osíris (nome artístico de Tiago Miranda) apresenta ao mundo «um mix de fado, gipsy, arábico, dança, bem como uma história com grande simplicidade de meios, mas eficaz», considerou.

Leia ainda: Conan Osíris revela o nome da mulher que o salvou

O tema «não é uma obra-prima literária nem musical, do ponto de vista da construção clássica de uma canção», como é “Amar pelos Dois”, mas é, na opinião do estudioso, «uma originalidade, uma espécie de despertar de consciências», que faz a diferença e merece já o apoio de grupos de fãs.

São estes grupos de fãs, com «mentes abertas à novidade e ao arrojo» que «constroem a opinião internacional». E nesse campo Conan salienta-se por ser «uma raridade» e por ter, segundo Mangorrinha, «estética musical e essencialmente performativa próprias», o que leva a que a «estranheza inicial» se converta em «adesão».

Leia mais aqui.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0