Internacional

Coroção do Rei Carlos III vai ter evento “histórico, festivo e de convívio”. Conheça os detalhes

5 Fevereiro, 2023

Entre os dias 6 e 8 de maio, irão acontecer várias homenagens ao Rei Carlos III, com manifestações solidárias e culturais.

Desde que Carlos III foi proclamado rei, surgiram alguns detalhes sobre a sua coroação. Agora, finalmente, o Palácio de Buckingham revelou o programa completo de um dos eventos mais esperados do Reino Unido em 2023.

A Coroa anunciou que organizará um evento que será “histórico, festivo e de convívio”, que proporcionará “a oportunidade para a população se encontrar” e que vai refletir o desejo do pai de William e Harry de ser o “rei do povo”. Para isso, estão previstos nada menos do que três dias de festa, a partir de 6 de maio.

Esse dia começará com a Procissão do Rei, na qual o monarca e a rainha consorte, Camilla Parker Bowles, viajam do Palácio de Buckingham até à Abadia de Westminster no Gold State Coach, a carruagem de oito cavalos, usada pela família real britânica. Milhares de súbditos assistirão à passagem do rei e da sua consorte e o caminho estará repleto de membros das forças armadas: marinheiros, soldados e aviadores.

Rei Carlos III majestoso e inclusivo

Rompendo com a tradição, a rainha consorte, Camilla, será coroada com o seu marido pelo arcebispo de Canterbury. A cerimónia dentro da abadia durará entre uma hora e meia a duas horas, tornando-a significativamente mais curta do que a cerimónia da rainha Isabel II, que durou três horas. Cerca de dois mil convidados podem assistir a este serviço, que foi descrito como “solene”.

Após a coroação, o rei e a sua consorte regressam ao palácio para aparecer na varanda com outros membros da família real. Fontes consultadas pelo jornal Mail On Sunday revelaram que é muito “improvável” que o príncipe Harry e Meghan Markle se juntem aos membros da família real na varanda, e que o príncipe André também possa ser excluído da imagem.
Um grande concerto, com “ícones da música internacional e estrelas contemporâneas”, acontecerá no Castelo de Windsor, a 7 de maio, embora os nomes dos artistas ainda não tenham sido divulgados.

Também neste dia, os britânicos serão convidados a participar do “grande almoço de coroação” e, segundo Buckingham, dos “milhares de eventos” que vão acontecer nas ruas da capital britânica. No terceiro e último dia de festividades, 8 de maio, o Palácio quer sensibilizar e encorajar as pessoas ao voluntariado, de forma a que este seja um evento “majestoso”, mas também “inclusivo”.

Texto: Mário Rui Santos; Fotos: Reuters e Instagram

Leia ainda:

O futuro do Rei Carlos III: tudo o que precisa de saber sobre a ascensão ao trono

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0