Lifestyle

Como escolher sofás para exterior agora que o bom tempo está a chegar

19 Maio, 2025

Escolher um sofá para o exterior exige atenção ao detalhe, considerando aspetos como o espaço, os materiais, o conforto e a manutenção. Com a escolha certa, terá tudo o que precisa para desfrutar ao máximo dos seu tempo ao ar livre.

Escolher sofás para exterior pode ter muito que lhe diga, uma vez que esta é uma decisão que deveria ir além da estética. Afinal, trata-se de encontrar peças bonitas, claro, mas também que ofereçam conforto e resistência às intempéries, em particular ao clima. Hoje em dia, com a crescente valorização dos espaços ao ar livre, das pequenas varandas aos jardins mais espaçosos, os móveis exteriores ganham cada vez mais importância, dando-lhe assim mais opções de compra. Aqui vai encontrar tudo o que deve considerar antes de comprar um sofá de exterior. Vamos a isto?

  1. Considerar o espaço disponível para o sofá

Para começar, meça o espaço com cuidado. Sofás demasiado grandes podem tornar o ambiente apertado, enquanto peças pequenas acabam por parecer perdidas em áreas amplas, já para não falar que acaba por não aproveitar todo o potencial da peça. Posto isto, considere também a circulação, assim como a disposição dos outros móveis de exterior. Por último, considere o uso que vai dar ao espaço: é para receber convidados? Ou para si, para que possa relaxar ao final do dia, enquanto lê um livro ao sol?

Seja como for, o sofá deve harmonizar com o estilo da casa e do espaço exterior envolvente. Prova disso, é que enquanto para espaços modernos, linhas direitas e tons neutros funcionam bem; em ambientes rústicos, nada melhor do que as madeiras naturais e tecidos em tons terra, por exemplo.

  1. Priorizar materiais resistentes e proteções de qualidade

Ora, se considerarmos que os sofás de exterior enfrentam sol, chuva, vento e várias mudanças de temperatura, é fácil perceber que os materiais devem ser altamente resistentes. Confira o nosso top 3 de preocupações:

  • Estrutura: Materiais como o alumínio, madeira tratada (como a madeira teca) e aço galvanizado são sempre boas opções. Em oposição, evite as madeiras não tratadas e os metais que oxidam facilmente.

  • Tecidos: Opte por tecidos próprios para exterior, como o poliéster com proteção UV, o acrílico (como o Sunbrella) ou o textilene. Além de resistentes à água, estes materiais são ótimos para evitar a descoloração e o bolor.

  • Espuma do sofá: Opte por almofadas que contenham espuma de secagem rápida (como o quick dry foam) ou, então, de materiais hidrofóbicos.

  • Proteções extras: Mesmo com materiais resistentes, é essencial proteger os sofás prolongando a sua vida útil. Assim sendo, invista em capas impermeáveis e guarde as almofadas num lugar seco durante o inverno.

  1. Não se esqueça do conforto

Obviamente que nem só de resistência vive um sofá de jardim! Afinal, conforto é também essencial. Portanto, escolha almofadas com boa densidade, assim como encostos ergonómicos e modelos com apoios para os pés. Vai ver como o tempo que passa no exterior, vai ser ainda mais agradável!

  1. Considerar os sofás modulares

Sofás de módulos são ótimos para o exterior, pois adaptam-se a diferentes usos e espaços. Pode até começar com uma configuração mais simples e, posteriormente, ao longo do tempo, ir adicionando módulos.

  1. Sobre a manutenção dos sofás de exterior

Os móveis para exterior devem ser fáceis de limpar e manter. Para lhe ajudar nesta tarefa, opte por usar capas removíveis e laváveis, assim como estruturas que possam ser limpas facilmente, com água e sabão neutro. No que toca aos materiais, opte pelos que não requerem uma manutenção frequente, como o alumínio e o rattan sintético, por exemplo.

Como pôde ver, escolher um sofá para o exterior exige atenção ao detalhe, considerando aspetos como o espaço, os materiais, o conforto e a manutenção. Com a escolha certa, terá tudo o que precisa para desfrutar ao máximo dos seu tempo ao ar livre.

Siga a Revista Maria no Instagram

siga no instagram

partilhar | 0 | 0