Esta noite em Festa é Festa, na TVI, Tomé (Pedro Teixeira) não está muito convencido com o discurso do Padre e não acredita que ele esteja arrependido do que fez. Aida (Ana Guiomar) está emocionada e tenciona perdoá-lo. O Padre Isidro entra no café e mais uma vez pede desculpa pelo que fez. Ele afirma que só mentiu sobre ser ordenado e que nunca mentiu sobre o que sente por eles. Todos se emocionam.
São (Sílvia Rizzo) e Fernando (Manuel Marques) ainda estão com algumas dúvidas e pretendem esclarecê-las. Eles querem saber como devem tratar o Padre agora e como fica o casamento deles, dado que foi celebrado por ele e afinal não era Padre (Carlos M. Cunha). O Padre Isidro e Padre Osório (João Maria Pinto) trocam um olhar. Todos os habitantes fazem a mesma pergunta e a confusão instala-se.
Vuitton (Beatriz Costa) está incrédula por se ter declarado a Carlos (Rodrigo Paganelli) naquela figura. Tocam à campainha e ela acha que é Carlos, mas afinal é Aves (Hugo Sousa) e ela volta ao seu look de velhinha. Aves finge não se importar, mas não está a gostar nada do novo visual de Vuitton. Ela tenta perceber se o seu plano estar a funcionar.
O burburinho de gente a querer satisfações do Padre Isidro é interrompido por Corcovada (Maria do Céu Guerra). Ela compreende a indignação e dúvidas dos habitantes, mas relembra que Isidro, mesmo não sendo padre, sempre foi um bom homem e sempre fez tudo por aquela aldeia. Todos se emocionam com as palavras dela. Corcovada anuncia que será Osório o padre da aldeia, até que a situação se resolva.
Fernando e São chegam a casa. Vêm a conversar sobre a história do padre. Ainda ninguém sabe muito bem como aquilo se vai resolver. São fica em pânico quando vê Cecília (Ana Nave) em sua casa. São continua em choque. Fernando tenta tomar as rédeas da situação, mas também não consegue. Vuitton está encantada com Cecília. Esta finge-se muito simpática e sorri. Cecília pergunta se São e Fernando vão ficar calados ou se vão recebê-la como deve ser.
Corcovada diz que o pior já passou. Osório acha que dentro do género até correu muito bem. Isidro agradece à avó pelas palavras. Corcovada diz que agora Osório vai tomar conta da paróquia, mas avisa que a aldeia vai dar trabalho. Osório percebeu isso no dia em que chegou.
Peixoto (Vítor Emanuel) está desesperado a tentar calar a bebé e desejava que ela tivesse um botão para baixar o volume. Tocam à campainha e Peixoto fica esperançoso que seja Valquíria, mas não, é Cassiano (Fernando Ferrão), o seu irmão.
Cecília admira as roupas de São e diz que não esperava vê-la assim tão bem vestida, pois achou que ela vivia com dificuldades, já que lhe pediu dinheiro emprestado e nunca mais o devolveu. Mas fica feliz por vê-la bem na vida, assim já pode pagar o que deve. Fernando e São ficam sem saber o que dizer.
Cassiano informa que vai passar ali uns dias e Peixoto diz-lhe que não podia ter vindo em pior altura. O irmão de Peixoto fica surpreendido por ver o irmão com uma bebé nos braços e pergunta-lhe quem é a mãe. Cassiano pega na bebé e ela para de chorar. Valquíria fica desconfortável ao ver um estranho com a sua filha nos braços.
Recorde aqui o episódio anterior de Festa é Festa.
Texto e fotos: Divulgação TVI
Siga a Revista Maria no Instagram